Grupo da Indústria do Reino Unido Desenvolve Ferramenta Blockchain para Controlar os Compromissos Sustentáveis das Empresas
Um órgão da indústria baseada no Reino Unido para o setor financeiro responsável revelou planos para introduzir uma ferramenta blockchain para monitorar os compromissos sustentáveis das empresas, informou a Reuters na quarta-feira, 17 de outubro.
A Fundação RFI (Responsible Finance & Investment) está desenvolvendo uma ferramenta baseada em blockchain para rastrear os compromissos sustentáveis das empresas e detectar as entidades que não cumprem suas credenciais éticas.
Espera-se que o novo sistema permita que o grupo da indústria reduza o chamado “greenwashing”, uma prática que implica que as empresas afirmam que são mais éticas ou ecologicamente corretas do que são de fato.
A iniciativa da RFI Foundation faz parte de um plano para expandir a atividade além de seus principais centros na Europa e na América do Norte, com governos como o da Indonésia lançando títulos verdes pela primeira vez em 2018. O grupo da indústria colaborará no projeto juntamente com 23 outros participantes, a fim de introduzir a ferramenta em 2019, o chefe-executivo Blake Goud revelou à Reuters.
Goud afirmou que, enquanto várias instituições financeiras estão “aproveitando a opacidade dos compromissos e ações”, o novo sistema acionado por blockchain permitirá que eles identifiquem as práticas das empresas em finanças responsáveis ”em tempo real”, bem como novos entrantes para a esfera.
De acordo com a Reuters, outros participantes incluem a European Partners for the Environment, sediada na Bélgica, e a Magni Global Asset Management, sediada nos EUA.
Em abril de 2018, 22 países, incluindo 21 estados membros da União Europeia e Noruega, assinaram uma declaração para estabelecer uma Parceria Europeia Blockchain em um movimento para se tornarem líderes em tecnologias digitais e fornecer altos padrões de uso de blockchain na Europa, bem como para melhorar a qualidade das normas transfronteiras e relatórios regulamentares.
Em 14 de outubro, a Cointelegraph reportou sobre o aumento do tamanho da European Blockchain Partnership – com o último participante, Itália, assinando a declaração no final de setembro – sublinhando seu compromisso de ajudar a identificar um “conjunto inicial de serviços públicos digitais transfronteiriços”. potencialmente implementado através da infra-estrutura europeia de serviços blockchain.
Fonte: Cointelegraph