Guerra do Greenpeace contra o Bitcoin involuntariamente cria novo mascote ‘animal’ para o BTC

A “Caveira de Satoshi” utilizada pelo Greenpeace em sua campanha contra o mecanismo de consenso do Bitcoin é adotada como novo mascote da criptomoeda por adeptos do BTC.

A última ação do grupo ambientalista Greenpeace contra o Bitcoin (BTC) baseia-se na encomenda obras de arte que denunciem o impacto climático do mecanismo de consenso da maior criptomoeda do mercado. No entanto, a obra de arte foi amplamente elogiada pelos Bitcoiners, que querem adotá-la como mascote.

Recentemente, o grupo de ativismo climático fez uma parceria com o ativista artístico Benjamin Von Wong em mais uma ação de sua campanha “mude o código, não o clima”, que defende a conversão do mecanismo de consenso do Bitcoin para prova de participação (PoS).

Em 23 de março Greenpeace revelou a obra de arte apelidada de “Caveira de Satoshi”. Trata-se de uma caveira de 3,3 metros de altura com o logotipo do Bitcoin e olhos de laser vermelho — um meme popular adotado pelos apoiadores do Bitcoin.

Alguns ativistas climáticos acham que o #Bitcoin é apenas uma forma de dinheiro falso da internet que eles podem ignorar sem problemas.

A verdade? O Bitcoin está despejando quantidades perigosas de poluição no mundo real devido ao seu consumo voraz de combustíveis fósseis, tudo devido ao seu código desatualizado.

A solução? #ChangeTheCode

— Greenpeace USA (@greenpeaceusa) 

As “chaminés” ficam no topo do crânio, que é feito de lixo eletrônico reciclado, supostamente para representar a “queima de combustíveis fósseis e de carvão” causada pela mineração de Bitcoin e os “milhões de computadores” usados para validar transações de rede.

Os esforços de marketing do Greenpeace parecem ter se revelado infrutíferos depois que os adeptos do Bitcoin expressaram sua admiração pela obra de arte, com alguns membros da comunidade até mesmo defendo a sua adoção como novo mascote da criptomoeda.

NOVIDADE: O #Bitcoin está causando quantidades ENORMES de poluição e se tornou um grande obstáculo em nossa luta para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis. Então, nos juntamos a @thevonwong para criar esse gigante com olhos de laser para nos ajudar a aumentar a conscientização das pessoas e provocar mudanças.

ASSISTA e COMPARTILHE

— Greenpeace USA (@greenpeaceusa) 

Will Foxley, diretor de estratégia de mídia da mineradora de criptomoedas Compass Mining, chamou a obra de arte de “animal” e adotou a imagem da Caveira de Satoshi em sua foto de perfil no Twitter.

Muito animal, honestamente

— Will Foxley (@wsfoxley)

O capitalista de risco e co-fundador da Coin Metrics, Nic Carter, escreveu no Twitter em 24 de março que a peça é a “obra de arte sobre Bitcoin mais radical feita até hoje”.

Enquanto isso, outros analisaram as imagens do Greenpeace com um olhar crítico. Um usuário do Twitter disse que as chaminés na cabeça do crânio se assemelhavam a torres de resfriamento nuclear emitindo vapor.

Eles estão demonizando a energia nuclear agora? São torres de resfriamento nuclear que emitem vapor d’água.

— magic internet moneyist (@notgrubles) 

A campanha do Greenpeace foi lançada há cerca de um ano em associação com outros grupos climáticos e com o cofundador da Ripple, Chris Larsen.

O objetivo é pressionar os desenvolvedores de Bitcoin, mineradores e o governo para promover a mudança do modelo de consenso da rede do Bitcoin, e afirma que 30 entidades “chave” poderiam promover a transição do BTC de prova de trabalho para prova de participação se estivessem de acordo com a mudança.

LEIA MAIS

Você pode gostar...