Grécia estabelece comitê consultivo de IA para criar estratégia nacional

O primeiro-ministro grego criou um comitê consultivo de IA composto por alguns dos principais profissionais de tecnologia, ética e ciência do país.

O primeiro-ministro Grego, Kryiakos Mitsotakis, anunciou a criação de um comité consultivo para criar uma estratégia nacional para a inteligência artificial (IA) na Grécia em 19 de outubro.

O governo grego disse que o “ritmo exponencial” do desenvolvimento da IA ​​​​criou a necessidade de um comité consultivo sob a liderança do primeiro-ministro do país. O objetivo do comitê é preparar a Grécia para os desenvolvimentos e aplicações da tecnologia.

Mitsotakis comentou a criação da comissão, dizendo que a recepção da tecnologia deve ser organizada antes que se torne uma realidade diariamente. “Não se trata do futuro, mas do presente”, disse ele.

A comissão será liderada por Constantinos Daskalakis, professor de ciência da computação do MIT, e conta com profissionais de áreas afins como tecnologia, ética, direito e ciência. Inclui também investigadores e cientistas gregos, uma parte da diáspora que vive fora da Grécia.

Daskalakis comentou a iniciativa, dizendo:

“Trabalharemos também de forma coordenada para que a Grécia possa ser membro das iniciativas internacionais de Inteligência Artificial que estão a ser realizadas no âmbito da Organização Internacional de Inteligência Artificial.”

Relacionado: Como as caixas eletrônicas Bitcoin na Grécia se comportaram durante uma temporada turística recorde

Um componente central do comitê consultivo também incluirá a formulação de recomendações políticas e a criação de diretrizes para uma estratégia nacional de longo prazo.

Conforme o anúncio, a estratégia de IA incluirá a consideração do seu impacto na economia e na sociedade, melhorando a produtividade, aumentando a inovação e fortalecendo a infraestrutura local, entre outras coisas.

A Grécia está entre os 27 estados-membros da União Europeia que estarão sujeitos à próxima Lei da UE sobre IA

No início de outubro, as autoridades da UE anunciaram que consideraram regulamentações ainda mais restritivas para grandes modelos de IA, como o ChatGPT da OpenAI e o Llama 2 da Meta.

Revista: ‘A IA matou a indústria’: chefe da EasyTranslate sobre adaptação às mudanças

VEJA MAIS:

Você pode gostar...