Grayscale remove XRP de fundo de investimentos
A Grayscale, maior gestora de fundos de investimentos de criptomoedas do mundo, acaba de anunciar que vai retirar a XRP de fundo coletivo.
O anúncio da remoção foi divulgado nesta terça-feira (5) no twitter oficial da Grayscale. O fundo que deixará de contar com a criptomoeda da Ripple é o Grayscale Digital Large Cap Fund (“DLC Fund”).
O Fundo DLC é baseado em um estratégia passiva e visa proporcionar exposição ao investidor ao segmento de grande capitalização da classe de ativos digitais.
Este fundo engloba diferentes diferentes criptomoedas, entre elas Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin.
Até o dia 31 de dezembro de 2020, a XRP também fazia parte do fundo DLC. Ao entrar em 2021, no entanto, a Grayscale removeu oficialmente a criptomoeda da Ripple, depois de uma avaliação trimestral.
A escolha da Grayscale vai de encontro com diversas plataformas que estão cortando relações com a Ripple depois que a empresa começou a ser processada pela Securities and Exchange Commission (SEC).
Exchange Genesis motivou a exclusão da XRP
De acordo com o anúncio da remoção, a empresa cita o fato de que a exchange Genesis, uma participante autorizada do fundo, vai interromper as negociações de XRP na sua plataforma a partir do dia 15 de janeiro.
Por esta razão, conforme consta na documentação do Fundo, o gestor pode determinar pela exclusão de um ativo caso os participantes não possuam a capacidade de negociar ou oferecer suporte a criptomoeda em questão, como é o caso da Genesis.
“Como resultado, o Fundo removeu a XRP da carteira do Fundo e vendeu as participações de XRP para comprar tokens adicionais dos Componentes do Fundo restantes em proporção às suas respectivas ponderações.”
Dessa forma, ao liquidar todo XRP do fundo, a Grayscale direcionou os recursos para aumentar a quantidade de Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash do Fundo DLC.
Antes da remoção, a XRP representava 1,46% do total do fundo. A partir deste ano, o fundo é composto por 81,63% Bitcoin (BTC), 15,86% Ethereum (ETH), 1,08% Bitcoin Cash (BCH) e 1,43% Litecoin (LTC).
O artigo Grayscale remove XRP de fundo de investimentos foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.