Grayscale coloca confiança à prova e busca registro na SEC
O Bitcoin Trust da Grayscale pode se tornar o primeiro título baseado em cripto aprovado pela SEC, potencialmente significando uma tendência para mais transparência.
Em 19 de novembro, a Grayscale Investments, subsidiária do Digital Currency Group e o maior gerenciador de ativos digitais do mundo, registrou uma declaração de registro voluntária no Form 10, na Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos, em nome do Grayscale Bitcoin Trust.
Se for bem-sucedida, a mudança resultará na confiança adquirida para o status de uma empresa que reporta a SEC, o primeiro instrumento de investimento em criptomoeda a fazê-lo. As ações do trust seriam, portanto, registradas de acordo com os requisitos da Securities Exchange Act of 1934.
A Grayscale Investments espera que o desenvolvimento amplie a base de investidores do produto e forneça aos que já detêm as ações do trust, maior transparência e liquidez. No entanto, a empresa de gerenciamento de ativos digitais também enfatizou que não está buscando status de fundo negociado em bolsa, nem cotada em bolsa de valores nacional.
Então, o que significaria a aprovação do formulário pelo regulador para o Grayscale Bitcoin Trust e para a indústria cripto em geral?
Como o Bitcoin confia funciona
Um fundo de investimento é uma empresa que possui uma quantia fixa de um determinado ativo e emite contratos representando ações de sua propriedade. Os investidores que possuem as ações também pagam honorários à empresa que gerencia a relação. Atualmente, cada ação do Grayscale Bitcoin Trust representa um pouco menos de 0,001 BTC, com uma taxa anual de 2%. A parte da propriedade de um contrato diminui lentamente ao longo do tempo. No geral, o fundo detém cerca de 175.000 Bitcoins.
Lançado em setembro de 2013 e negociado desde maio de 2015, o Grayscale comercializa o GBTC como um “veículo de investimento tradicional”, cuja estrutura é familiar para os consultores financeiros e tributários. Embora a empresa enfatize consistentemente que o produto não é um fundo negociado em bolsa, o GBTC é modelado de maneira semelhante a muitos ETFs populares baseados em commodities. As ações são elegíveis para negociação através de corretoras e podem ser mantidas em contas com vantagem fiscal, como contas de aposentadoria individuais ou 401 (k) s.
Relatado: A SEC não deseja ETFs de criptomoeda- O que será necessário para obter aprovação?
As ações do Bitcoin Trust da Grayscale são negociadas publicamente no mercado de balcão OTCQX. Em contraste com as bolsas, esses mercados descentralizados normalmente hospedam ações de empresas menores e impõem requisitos de relatórios menos rigorosos.
O GBTC está atualmente listado sob o Alternative Reporting Standard, que não requer registro na SEC. Um investimento em valores mobiliários de balcão é geralmente considerado mais arriscado do que aqueles negociados em bolsas de valores.
Embora essa solução facilite a exposição ao Bitcoin para investidores credenciados, o presente padrão de relatório pode ser insuficiente para muitos fundos que estão potencialmente interessados em ativos digitais, mas desconfiam da falta de transparência. Outros podem simplesmente ter limitações formais ao lidar com valores mobiliários, que não possuem registro na SEC. Entre outras desvantagens do GBTC, que podem estar inibindo o entusiasmo dos investidores, estão a taxa anual e um prêmio alto.
Apesar dessas limitações, o desempenho do trust foi muito sólido este ano. Por um lado, em menos de seis meses – entre fevereiro e junho – registrou um aumento de mais de 300%, superando até o próprio Bitcoin, que teve um crescimento de 223% no mesmo período, devido ao aumento dos prêmios. Em recente entrevista à CNBC, Michael Sonnenshein, diretor-gerente da Grayscale, elogiou a triplicação ano a ano do último volume de negócios do GBTC nos últimos três meses.
Sonnenshein também observou que o produto da Grayscale Investment está vendo uma demanda impressionante de investidores institucionais, que buscam exposição a ativos digitais, com 84% das entradas no terceiro trimestre de 2019, provenientes de fundos de hedge não criptografados.
O que é o Form 10?
Também conhecido como Formulário Geral para Registro de Valores Mobiliários, o Formulário 10 da SEC é um documento projetado para fornecer aos investidores todas as informações relevantes necessárias para tomar uma decisão de investimento.
O Exchange Act exige que empresas com mais de US$ 10 milhões em ativos e 750, ou mais acionistas, registrem uma declaração de registro no Formulário 10, enquanto as que estão abaixo desses limites podem fazê-lo voluntariamente. Um registro do Formulário 10 é um dos requisitos para o registro de valores mobiliários a serem negociados nas bolsas dos EUA. Outra é a aprovação da Autoridade Reguladora do Setor Financeiro.
Uma declaração de registro é considerada efetiva 60 dias após o depósito, embora a SEC possa ter perguntas ou comentários adicionais. Uma vez em vigor, o registro aciona um conjunto de requisitos de relatório, incluindo relatórios anuais, trimestrais e atuais; declarações anuais; e relatórios de propriedade para administradores e acionistas.
No pain, no gain
A iniciativa da Grayscale Investments é obviamente direcionada para elevar seus padrões, tornando o GBTS atraentes para uma gama mais ampla de investidores institucionais. Além da possível distinção de se tornar o primeiro título baseado em ativos digitais da SEC, também traria uma melhoria tangível na liquidez.
Embora atualmente seja necessário que os investidores mantenham suas ações de colocação privada por pelo menos um ano, esse período seria reduzido para seis meses, se o registro na SEC fosse aprovado. Michelle Gitlitz, chefe global da Crowell & Moring, disse ao Cointelegraph:
“Se a Grayscale alcançasse o status de empresa declarante, aumentaria a transparência para os investidores e poderia incentivar mais pessoas a investir no fundo. Mais investidores significa mais liquidez para os acionistas, o que é um benefício significativo. Certamente, os investidores, que atualmente estão impedidos de investir em empresas que não reportam para SEC, poderiam investir.”
A grande questão é: quanto a Grayscale ganhará com um registro na SEC? Alexander Blum, diretor de operações da empresa Two Prime, acredita que isso facilitará mudanças graduais em vez de uma explosão instantânea:
“Se o preenchimento do Formulário 10 for aprovado e se tornar uma empresa registrada na SEC, o Bitcoin Trust da Grayscale continuará sua maturação incremental em um veículo de investimento convencional, com os requisitos de supervisão e relatórios elevados que acompanham isso. No entanto, eu não esperaria um fluxo maciço de novos fundos ou cotação em novas bolsas, mas um crescimento contínuo e constante.”
Dmitriy Berenzon, um parceiro de pesquisa da empresa de capital de blockchain Zenith Ventures, espera que o registro do GBTC acenda uma tendência de todo o setor em direção a maior transparência:
“Minha esperança é que o movimento da Grayscale leve mais empresas de criptomoeda a divulgar voluntariamente informações mais abrangentes de maneira mais consistente. Por exemplo, enquanto a Fundação Tezos publica atualizações semestrais detalhadas e a Ethereum Foundation publica atualizações trimestrais de alto nível, estou ansioso por um momento em que veremos relatórios trimestrais detalhados de todas as fundações relacionadas a criptoativos ”.
Nem todo mundo é capaz
Blum, da Two Prime, acredita que, embora muitos outros players no espaço de ativos digitais possam estar interessados em seguir o exemplo da Grayscale, é um espaço que apenas alguns conseguem participar:
“Outros players podem estar interessados em replicá-lo, mas do ponto de vista logístico – incluindo relatórios trimestrais para a SEC, auditoria, contabilidade e forte supervisão jurídica e financeira – é caro e exige muito trabalho. É uma barreira muito alta para os novos participantes alcançarem o que a Grayscale está fazendo. ”
Falando das chances de o GBTC obter o status desejado, Blum disse que o título é um excelente candidato à aprovação, dado o status regulatório atual e os ativos sob gestão.
Diferentemente das aplicações ETF do Bitcoin, a Grayscale não está buscando a aprovação de um novo produto em potencial, mas está simplesmente continuando com um produto já operacional e de muito sucesso que possui um histórico.