Grayscale se reuniu com a SEC dos EUA para discutir detalhes de ETF de Bitcoin à vista

Os executivos e advogados da Grayscale se reuniram com a SEC para discutir uma mudança de regra para viabilizar a conversão do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF de BTC à vista.

Executivos da gestora de criptoativos Grayscale se reuniram com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para discutir detalhes de seu fundo de investimento em Bitcoin (BTC), que a empresa deseja converter em um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista.

Um memorando da SEC datado de 20 de novembro revelou que o CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, o chefe jurídico Craig Salm, o chefe de ETFs Dave LaValle e quatro outros executivos, juntamente com cinco representantes do escritório de advocacia Davis Polk, se reuniram com a divisão de negociação e mercados da SEC.

O memorando dizia que as discussões “diziam respeito à mudança de regra proposta pela NYSE Arca, Inc. para listar e negociar ações do Grayscale Bitcoin Trust (BTC) sob a Regra 8.201-E da NYSE Arca.”

A Grayscale detalhou que havia celebrado um Contrato de Agência de Transferência e Serviço com o banco BNY Mellon, de acordo com um documento compartilhado pelo analista de ETFs da Bloomberg, James Seyffart.

O banco atuará como agente do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), facilitando a emissão e o resgate de ações e sendo responsável pelas contas dos acionistas.

Em um postagem divulgada em 21 de novembro no X (Twitter), Seyffart observou que a divisão de negociação e mercados é responsável por aprovar ou negar os formulários 19b-4s – um documento usado para gestoras informarem a SEC sobre uma proposta de mudança de regra por uma organização autorreguladora.

Seyffart acrescentou que o acordo da Grayscale com o BNY Mellon era “provavelmente algo que seria necessário em algum momento” e não é um indicador de que o GBTC será convertido em um ETF em breve.

Já que parece que todos estão perguntando. Os acontecimentos dos últimos dias não alteraram as minhas previsões e as de @EricBalchunas. Não podemos ir além de 90% até 10 de janeiro. Dito isso, as coisas continuam avançando em nossa opinião.

— James Seyffart (@JSeyff) 

Em um postagem de 22 de novembro no X, o presidente da ETF Store, Nate Geraci, opinou que o “aspecto mais substantivo da reunião de ontem da Grayscale com a SEC é que a ‘conversão’ do GBTC está sendo chamada de ‘uplisting‘”.

“Isso não indica nenhum problema com a conversão [do GBTC] em um ETF”, disse ele.

A Grayscale tem uma chance real de sair na frente nessa categoria de ETFs se puder “fazer o uplisting do GBTC para a NYSE Arca no mesmo dia em que outras gestoras lançarem ETFs de BTC à vista” e se fizer um esforço conjunto para competir em termos de taxas, acrescentou Geraci.

Na minha opinião, o aspecto mais substantivo da reunião de ontem da Grayscale com a SEC (e o subsequente registro 8k de hoje) é que a “conversão” do GBTC está sendo chamada de “uplisting”…

Isso não indica nenhum problema com a conversão [do GBTC] em un ETF (ao contrário do que foi dito abaixo).

— Nate Geraci (@NateGeraci)

Geraci disse que a Grayscale estreará no mercado de ETFs com US$ 20 bilhões em ativos sob gestão, mesmo com a BlackRock na disputa.

A Grayscale apresentou uma declaração de registro no formulário S-3 encaminhado à SEC em 19 de outubro, que mostrou sua intenção de listar as ações do GBTC na NYSE Arca sob o ticker GBTC.

Em outubro, um tribunal de apelação dos EUA emitiu um mandato para que a SEC revisasse sua decisão de negar o pedido da Grayscale para converter o GBTC em um ETF de BTC à vista.

A empresa está entre outros grandes gestoras de ativos, incluindo BlackRock e Fidelity, que aguardam a aprovação da SEC para lançar ETFs de Bitcoin à vista.

Seyffart afirmou que “as coisas continuam avançando” e que as chances de aprovação continuam as mesmas – 90% de probabilidade de que um ETF seja aprovado até 10 de janeiro de 2024.

LEIA MAIS

Você pode gostar...