Grande banco on-line suíço garante lucros crescentes após oferta de investimentos cripto para clientes
O provedor de serviços bancários on-line Swissquote registrou um aumento de 44% nos lucros no primeiro semestre de 2018, um aumento atribuído ao “boom da cripto” no início deste ano, informou o canal de notícias local Finews em 31 de julho.
Em julho de 2017, o banco on-line suíço foi creditado por muitos como o primeiro banco on-line europeu a lançar contas de negociação de Bitcoin (BTC) para seus clientes.
Outras instituições financeiras suíças têm se apressado em se dizerem os “primeiros” na integração da cripto no setor financeiro, com o Falcon Private Bank logo a frente do Swissquote em julho de 2017 para oferecer a seus clientes acesso direto aos portfólios de Bitcoin e altcoin através de uma parceria com Bitcoin Suisse AG.
A Finews atribui o crescimento otimista do Swissquote no primeiro trimestre de 2018 a uma “demanda ativa” por produtos de cripto e a crescente fortuna dos mercados de cripto no início deste ano.
O Swissquote Group registrou um lucro de 25,7 milhões de francos suíços (US $ 26,01 milhões) no primeiro semestre de 2018, um aumento de 44% em relação ao ano anterior, e registrou um forte aumento tanto no número de contas de clientes quanto na atividade comercial. De acordo com a Finews, os números superaram os cálculos dos analistas em 2,5 milhões de francos suíços (US $ 2,53 milhões).
Esta é a segunda vez que os ganhos do Swissquote superam as expectativas, com o banco já em janeiro atribuindo seu aumento íngreme e crescente de atividade a ser “inundado com juros” na negociação de Bitcoin. Na época, o banco disse que “vários milhares de novos pedidos de contas [estavam] sendo enviados a cada semana”.
O número de contas de clientes no setor comercial no primeiro semestre de 2018 aumentou em 16.278, com cada um completando uma média de 11,8 transações, em comparação com a única transação do ano anterior no mesmo período.
No geral, os ativos de clientes aumentaram 20%, para 25,5 bilhões de francos suíços (US $ 25,81 bilhões) em meados de 2018. Os novos ingressos líquidos de capital foram sólidos 60% acima do ano anterior, atingindo CHF 2,4 bilhões (US $ 2,43 bilhões). Para o ano inteiro, o Swissquote está antecipando que a renda e os lucros aumentarão em 15% — mais do que sua meta anterior de 10%.
Desde sua principal oferta Bitcoin em meados de 2017, o Swissquote diversificou seus produtos de investimento de cripto, adicionando suporte para mais quatro importantes criptomoedas em dezembro de 2017 e em março introduzindo um produto negociado em bolsa (ETP) que rastreia um índice multicriptomoeda. O ETP cripto do Swissquote está listada na maior bolsa de valores do país, a Six Swiss Exchange.
Em junho deste ano, o Hypothekarbank Lenzburg tornou-se “o primeiro” banco suíço a fornecer contas de negócios para empresas de blockchain e de criptomoeda, após estreita consulta com o regulador local da Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro Suíço (FINMA).
Fonte: Cointelegraph