GPA vende rede de postos por R$ 200 milhões; dona do Ipiranga leva maior parte
O GPA, dono da rede Pão de Açúcar, anunciou nesta quarta-feira (26) a venda de sua rede de 71 postos de combustíveis por R$ 200 milhões. A principal compradora é Ultrapar, controladora dos postos Ipiranga.
O pagamento da aquisição será feito em duas etapas: R$ 138 milhões até o fim deste ano e o remanescente, R$ 62 milhões, mediante condições específicas (earnout).
O portfólio paulista. com 49 postos, representa a maior parcela da rede, que opera em nove estados. Nas demais unidades federativas, os ativos foram negociados a outros compradores, que não tiveram os nomes divulgados.
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Em comunicado ao mercado separado, a Ultrapar afirmou que pagou R$ 130 milhões pelos postos do GPA, em contrato assinado pela subsidiária Centro de Conveniências Millennium. Até a transação ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), os postos permanecerão sob operação do GPA.
Reestruturação
A venda dos postos ocorre na sequência de outras ações do GPA para melhorar sua estrutura de capital, como a venda de sua participação no colombiano Éxito e da sua sede administrativa, além de follow-on que culminou uma nova estrutura societária e encaminhamento definitivo de questões como o tema de contingências.
No primeiro trimestre, a dívida líquida do GPA, incluindo o saldo de recebíveis não antecipados, somou R$ 1,61 bilhão, de R$ 3 bilhões um ano antes. A alavancagem financeira medida pela dívida líquida dividida pelo Ebitda ajustado do GPA Brasil pré-IFRS 16, que inclui as despesas de aluguéis, passou de 9,8 para 3,0 vezes.
“A venda dos Postos marca a última etapa do plano de vendas de ativos não core iniciado em 2023, que objetiva a redução da alavancagem financeira com a diminuição da dívida líquida e, consequente, reforço da estrutura de capital”, completou a varejista, em fato relevante.