Governo australiano concede prêmio para projeto blockchain de açúcar sustentável
O governo australiano concedeu A $ 2,25 milhões (US $ 1,7 milhão) para o Projeto Açúcar Sustentável, informou a Foodnavigator-Asia em 30 de julho.
O Projeto Açúcar Sustentável, liderado pela Organização dos Produtores de Cana-de-Queensland, utilizará a tecnologia blockchain para rastrear a origem dos suprimentos de açúcar para a Austrália. A iniciativa conhecida como Melhor Prática de Gestão do Canavial Inteligente (BMP) é parte de um esforço da indústria açucareira para melhor sustentabilidade e rastreabilidade.
A tecnologia Blockchain permitirá que os compradores vejam claramente de onde vem a cana-de-açúcar e comprovem a proveniência e a sustentabilidade da fazenda. Canegrowers disse Foodnavigator-Ásia:
“O principal atributo da Blockchain é que é um banco de dados seguro no qual todas as transações são registradas e visíveis … o açúcar de qualidade produzido a partir da cana cultivada de forma sustentável pode ser rastreado pela cadeia, dando aos consumidores a confiança no que estão comprando.”
Para a iniciativa, especialistas do setor e produtores de cana-de-açúcar colaboraram com as melhores práticas e padrões do setor com base na produtividade, sustentabilidade e lucratividade.
O Ministério da Agricultura e Recursos Hídricos afirmou que grandes compradores de açúcar poderiam pagar mais no futuro por açúcar sustentável, uma vez que os clientes exigem cada vez mais produtos de origem sustentável. O ministro da Agricultura, David Littleproud, disse:
“Essa tecnologia proporcionaria garantias em torno da sustentabilidade de nosso açúcar e garantiria que os produtores de cana que usam práticas sustentáveis possam atrair um prêmio por seu produto.”
A tecnologia Blockchain provou ser um benefício para aplicações de logística e cadeia de suprimentos, e é amplamente considerada como uma maneira mais barata e eficiente de rastrear cadeias de fornecimento complexas globalmente.
Hoje, o Commonwealth Bank of Australia anunciou que concluiu um comércio bem-sucedido de 17 toneladas de amêndoas para a Europa usando a tecnologia blockchain. A plataforma, que fazia parte de um esforço colaborativo de cinco “líderes da cadeia de suprimentos”, é sustentada pela tecnologia de contabilidade distribuída (DLT), Internet of Things (IoT) e contratos inteligentes.
No início deste mês, a empresa de tecnologia de computadores dos EUA, Oracle, lançou sua plataforma de blockchain com foco na eficiência das transações e na autenticação da cadeia de suprimentos. O Oracle Blockchain Cloud Service usa o Hyperledger Fabric como base e é lançado após uma série de tentativas com clientes bancários, comerciais e governamentais.
Fonte: Cointelegraph