Governo do Uzbequistão triplica impostos de eletricidade para mineradoras de criptomoedas
O governo da República do Uzbequistão ordenou um aumento de 300% nas tarifas de eletricidade para os mineradores de criptomoedas.
O governo da República do Uzbequistão ordenou um aumento de 300% nas tarifas de eletricidade para os mineradores de criptomoedas.
De acordo com um anúncio de 27 de setembro, o Gabinete de Ministros da República do Uzbequistão decretou que os mineradores de criptomoedas devem pagar o triplo das tarifas de eletricidade existentes.
A disposição segue um decreto de 22 de agosto de 2019 do presidente Shavkat Mirziyoyev, intitulado “Medidas aceleradas para melhorar a eficiência energética dos setores econômicos e da esfera social, implementação de tecnologias de economia de energia e desenvolvimento de fontes de energia renováveis” para motivar ainda mais o uso racional de energia elétrica energia pelos consumidores.
A abordagem do Uzbequistão para cripto e blockchain
Em setembro passado, Mirziyoyev ordenou o estabelecimento de um fundo estatal de desenvolvimento de blockchain chamado “Digital Trust”. O objetivo principal do fundo é integrar a blockchain em vários projetos do governo, incluindo saúde, educação e áreas culturais. A organização deve ser responsável pelo investimento internacional na economia digital uzbeque.
No início do mesmo mês, entrou em vigor um decreto que legalizava o comércio de criptomoedas – tornando-as também isentas de impostos – e a mineração no país. De acordo com a lei, os estrangeiros só podem negociar criptomoedas no Uzbequistão se criarem uma subsidiária no país.
A lei também especifica um requisito de capital mínimo de aproximadamente US$ 710.000 para estabelecer uma exchange de criptomoeda. Além disso, os traders de cripto não se enquadram nos regulamentos do mercado de ações do Uzbequistão e ficam isentos de sua obrigação de pagar impostos sobre as receitas de negociação.
Regulamento de mineração em outros países
Em junho, o governo iraniano anunciou que cortaria a eletricade das operações de mineração de cripto até que os novos preços da energia fossem aprovados. O Ministério da Energia do Irã revelou que o país registrou um aumento de 7% no consumo de eletricidade durante um período mensal que terminou em 21 de junho de 2019.
O Ministério acredita que o aumento foi causado pelo crescente número de atividades de mineração de cripto no país.
O cenário de mineração de Bitcoin da China é um dos principais players na taxa global de hash, com os pools de mineração baseados na China declaradamente minerando potencialmente 70% de todas as moedas criadas anualmente.
Porém, em abril, o governo chinês disse que considerava a eliminação da mineração de cripto no país.