Google Search mostra mais buscas por ‘BTC’ do que por ‘Bitcoin; analistas acreditam em manipulação de hackers
Segundo novo relatório da Kryptografen, hackers podem estar manipulando o sistema de buscas do Google para se beneficiar.
A empresa de análise de dados cripto Kryptografen divulgou um novo relatório, que diz que as pesquisas por “BTC” no Google Search podem ter sido vítimas de manipulação do sistema de buscas.
Por se tratar de um mercado ainda relativamente pequeno, o mundo das criptomoedas muitas vezes é alvo de tentativas de manipulação. A última novidade é a manipulação dos dados do Google Trend, que mostraria pesquisas falsas do termo “BTC”, com o intuito de mover o preço do ativo digital.
O Google Analytics das tendências de pesquisas do Google mostraria a relação bastante suspeita em relação os termos de pesquisa “Bitcoin” e “BTC”. Segundo a Kryptografen o fato é preocupante, pois mostraria que alguém pode estar tentando enganar os algoritmos de negociação de Bitcoin.
De acordo com um relatório da Kryptografen, houve uma revelação surpreendente em torno das pesquisas por Bitcoin e seu acrônimo, BTC. Nas últimas semanas, a busca pelo termo BTC superou significativamente sua contraparte, o Bitcoin.
A análise de tendências do Google mostra que as pesquisas por “BTC” subiram repentinamente acima das procuras por “Bitcoin” em uma época em que o preço do Bitcoin estava experimentando um impulso instantâneo de preço. De acordo com o relatório, esse movimento repentino e enérgico parece estar sendo altamente manipulado.
De acordo com o Kryptografen:
“O fato de o mesmo padrão ser visto em todo o mundo pode indicar que os serviços VPN foram usados para distribuir a pesquisa em todo o mundo, alcançando uma tendência global. O Google Trends aponta que as mudanças foram relativamente grandes na Romênia. Essa seria a fonte ou houve menos pesquisas para o BTC no passado? Seja qual for a resposta, algo muito estranho aconteceu com o interesse na palavra-chave “BTC” na semana passada. “
O relatório sugeriu fortemente que essa mudança de eventos poderia ter sido originária da Romênia e parece ser um instrumento usado para instigar aumentos de preços que ocorrem simultaneamente ao aumento nas pesquisas do Google. De acordo com o negociador de criptomoedas e autor do livro “The Crypto Trader”, Glen Goodman:
“Alguém está tentando enganar os algoritmos de negociação. […] Esse hacker pode estar comprando algum BTC, enviando uma tonelada de consultas de pesquisa ‘BTC’ para o Google, os algos veem que os números de pesquisa aumentaram e são acionados para comprar muito BTC, o que aumenta o preço, e o hacker vende seu BTC a um lucro. Dinheiro fácil!”
Apesar da tese de que preço do Bitcoin esta sendo manipulado através das buscas do Google Search, muitos analistas ainda se mantém otimistas em relação à tendência de alta que o ativo digital apresenta. Como mostrado pelo Cointelegraph, o CEO do site ADVFN Forbes acredita que o Bitcoin vai ultrapassar US$ 20.000,00 antes do fim de 2019.