Pesquisas do Google por ‘criptomoedas’ caem para níveis de 2020 diante de sentimento neutro do mercado

Com uma pontuação de 17 em 100, o interesse online por criptomoedas sofreu um grande golpe desde os níveis mais altos alcançados em maio de 2021.

Uma calmaria de dois meses no otimismo dos investidores fez com que o interesse de pesquisas online por “criptomoedas” e outros termos comuns a esse mercado caíssem para níveis de final de 2020.

De acordo com dados do Google Trends, o termo “cripto” atualmente soma 17 pontos, bem abaixo de seu dos 100 pontos registrados em maio de 2021. Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) vêm seguindo uma trajetória descendente semelhante.

O interesse por esses termos está em declínio relativamente consistente desde maio de 2022, cerca de um mês após o colapso do ecossistema Terra Luna. Um pequeno pico de interesse ocorreu no início de novembro quando a exchange de criptomoedas FTX entrou em crise e foi à falência.

Interesse ao longo do tempo por pequisas com a palavra “cripto” Fonte: Google Trends

A queda no interesse ocorre em um momento em que o Bitcoin se mantém estável em torno de US$ 28.000 há 10 semanas – ação de preço que o CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz, descreveu recentemente como “preguiçosa” e causada pela falta de “excitação [dos investidores] institucionais no momento.”

Guy Turner, comumente conhecido como “Coin Bureau Guy”, sugeriu em uma postagem publicada no Twitter de 4 de junho que a queda no interesse on-line também coincide com volumes de negociação mais baixos nas exchanges de criptomoedas, que ele afirma terem atingido uma baixa de 32 meses no mês passado:

As tendências de pesquisas por “cripto” estão no ponto mais baixo desde dezembro de 2020.

Isso também corresponde a baixa dos volumes de exchanges, que atingiram mínimas de 32 meses em maio passado.

Apatia?

— Coin Bureau (@coinbureau) 

O Índice de Medo e Ganância de Criptomoedas da Alternative também conta uma história semelhante, com o sentimento do mercado pairando em zona “Neutra” com 53 pontos há quase um mês.

Índice de Medo e Ganância de Criptomoedas. Fonte: Alternative.me

O interesse não caiu em todos os domínios do mercado de criptomoedas, no entanto.

Os volumes de pesquisa por “finanças descentralizadas” e “defi” cresceram em 2023, enquanto as pesquisas por “memecoin” atingiram um pico no início de maio.

Nigeria currently holds the highest score for most crypto-related searches, while many of the lowest scores come from South American countries.

On the other hand, search interest for artificial intelligence continues to skyrocket, which many believe is the latest “tech fad.”

LEIA MAIS

Você pode gostar...