Google sofre com a baixa do mercado: Receitas de anúncios de criptomoedas estão em queda desde julho
A receita da Alphabet com a publicidade em plataformas do Google caiu no terceiro trimestre de 2022, com destaque para a diminuição dos gastos com anúncios de pesquisa de serviços financeiros e subcategorias de criptomoedas.
O último balanço comercial da empresa controladora do Google, a Alphabet, destacou a diminuição dos gastos com publicidade em buscas de serviços financeiros e subcategorias de criptomoedas.
A Alphabet divulgou seu relatório de ganhos para o terceiro trimestre em 25 de outubro, contabilizando um aumento de 6% na receita em comparação ao terceiro trimestre do ano passado. As receitas da empresa no último trimestre totalizaram US$ 69,1 bilhões, um valor ligeiramente inferior aos US$ 69,7 bilhões arrecadados no segundo trimestre deste ano .
No entanto, o detalhamento das receitas do Google Services, que inclui os ganhos da Alphabet com publicidade, mostrou que esse segmento cresceu de US$ 58,8 bilhões para US$ 61,3 bilhões no ano passado.
Em particular, Philipp Schindler, diretor de negócios do Google, observou abalos nos setores financeiro e de criptomoedas, com quedas notáveis nos gastos com publicidade trimestre a trimestre durante a chamada de resultados da Alphabet em 25 de outubro:
“Vimos um recuo nos gastos de alguns anunciantes em determinadas áreas em anúncios de pesquisa. Por exemplo, em serviços financeiros, vimos um recuo nas subcategorias de seguros, empréstimos, hipotecas e criptomoedas.”
O Google atualizou sua política de produtos e serviços financeiros em julho de 2022 para esclarecer o escopo e os requisitos de anúncios relacionados a negócios, serviços e produtos relacionados a criptomoedas. Regras foram estabelecidas para anunciantes de exchanges e serviços de carteira que atendem alguns países, incluindo França, Alemanha, Coréia do Sul, Filipinas, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Tailândia.
Desde que atendessem a determinados requisitos regulamentares nessas jurisdições, os anunciantes poderiam continuar promovendo seus produtos e serviços relacionados a criptomoedas por meio da plataforma de publicidade do Google.
A mudança ocorreu vários meses depois que o Google deu luz verde à publicidade relacionada a criptomoedas em agosto de 2021. A gigante multinacional de tecnologia já havia banido anúncios relacionados a ofertas iniciais de criptomoedas (ICOs em junho de 2018.
Os mercados globais e os mercados de criptomoedas continuam enfrentando tempos difíceis. Empresas de análise de dados como a Glassnode apelidaram o momento atual como o pior mercado de baixa já registrado na história.
No entanto, a diminuição dos gastos com publicidade do setor de criptomoedas não tem reflexo na atitude do Google em relação ao espaço. O Google anunciou uma parceria com a exchange americana de criptomoedas Coinbase em outubro para permitir pagamentos de serviços em nuvem com Bitcoin (BTC) e Ether (ETH) a partir de 2023.
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