Engenheiro do Google expressa preocupação com o avanço da inteligência artificial de código aberto
Aviso de engenheiro sênior sobre desenvolvimento de inteligência artificial do Google vaza em documento.
Um engenheiro de software sênior do Google está preocupado com a possibilidade de a tecnologia de inteligência artificial (IA) de código aberto ultrapassar a empresa. O engenheiro argumenta que pesquisadores independentes em tecnologia de código aberto estão fazendo avanços rápidos e imprevisíveis na área de IA.
No início de abril, o engenheiro de software Luke Sernau publicou um documento em um sistema interno do Google. O documento foi compartilhado extensivamente entre os funcionários do Google nas semanas seguintes. Uma fonte, que pediu anonimato por não ter permissão para discutir assuntos internos da empresa, afirmou que o documento circulou milhares de vezes. Na quinta-feira, o documento foi publicado pela empresa de consultoria SemiAnalysis e começou a circular no Vale do Silício.
Segundo a análise de Sernau, a competição entre o Google e a OpenAI desviou a atenção do progresso rápido na tecnologia de código aberto. Em seu documento, Sernau escreveu que o Google se concentrou excessivamente em acompanhar o progresso da OpenAI. Enquanto ambas as empresas lutavam para superar uma a outra, a tecnologia de código aberto havia avançado silenciosamente, ultrapassando o Google e a OpenAI na corrida pela IA.
O Google é conhecido por investir em tecnologias futuristas, e seus laboratórios tiveram um papel significativo no desenvolvimento de chatbots com inteligência artificial. No entanto, a OpenAI se destacou como líder em IA generativa, que envolve software capaz de criar suas próprias imagens, textos e vídeos. O ChatGPT da OpenAI foi lançado em novembro de 2022 e rapidamente ganhou popularidade. Seu sucesso repentino colocou o Google na corrida para alcançar a OpenAI em um subcampo crucial da tecnologia.
No entanto, Sernau argumentou que as comunidades de código aberto representam uma ameaça real ao Google, pois os engenheiros estão desenvolvendo modelos que rivalizam em qualidade com os das grandes empresas de tecnologia em um ritmo mais rápido e a um custo menor. Segundo ele, esses modelos são mais personalizáveis, rápidos e úteis do que os próprios modelos do Google. Ele também expressou preocupação de que os clientes possam não estar dispostos a pagar por uma tecnologia de alta qualidade quando ela está disponível gratuitamente nas comunidades de código aberto.