Golpistas usam Twitter para vender falsa criptomoeda do Facebook
Um perfil no Twitter começou a oferecer para venda a Libra, a criptomoeda do Facebook. No entanto, o ativo ainda nem foi lançado, e seu futuro é incerto. Além disto, uma investigação do usuário que está oferecendo uma blockchain de Oferta Inicial de Moeda (ICO) mostrou que as ofertas começaram dia 26 de janeiro.
Entretanto, a @CoinLibraToken está destacado que se trata de uma conta de negócios do criptomercado, ativa na rede social desde 2018.
Informações importantes sobre o golpe
O fato do perfil estar supostamente vendendo a Libra chamou a atenção das autoridades. De acordo com detalhes divulgados sobre o golpe, o perfil tokens de LIBT pedindo o pagamento em Ethereum dos usuários.
Para tentar enganar os investidores, o @CoinLibraToken começou a divulgar um suposto lançamento oficial da criptomoeda do Facebook. Assim, a conta passou a oferecer a Libra afirmando que tinha uma quantia total de 500 bilhões do ativo.
Os golpistas também agregaram alguns recursos para tentar dar credibilidade para a página, como diversos seguidores falsos (aproximadamente 40% do total de perfis que a segue não são reais).
Além disto, os interessados em comprar LIBT foram instruídos a mandar Ethereum para um total de 39 transações, sendo a maioria de entrada. Porém, quase todas estão vazias, menos algumas cujo valor equivale a menos de dois dólares em ETH.
Outros detalhes sobre o esquema
O perfil afirma que o fato de terem aumentado em 3 ETH suas vendas públicas tem suporte em dados da Etherscan. Entretanto, ao ser feita uma investigação detalhada de suas ações foi descoberto que as transações de 1 e 2 ETH vieram de um mesmo endereço, que possuí pouca atividade. Isto significa que todas as informações a respeito do perfil são falsas.
Tendo começado este esquema há poucos dias, aparentemente o perfil @CoinLibraToken não fez muitas vítimas, e portanto os estragos que causou até o momento são pequenos. O que está preocupando autoridades e investidores, no entanto, é o fato de os diversos seguidores falsos da conta continuam fazendo comentários e repassando suas informações.
Fatores que servem de alerta
O @CoinLibraToken não é o primeiro, e certamente não será o último perfil que tenta aplicar golpes em investidores envolvendo criptomoedas.
Mesmo assim, algumas características que a conta apresenta pode servir de alerta para evitar que as pessoas sejam vítimas deste tipo de esquema. Em primeiro lugar, no tweets deste usuário havia uma série de erros gramaticais.
O segundo sinal de se tratar de um golpe era a incoerência nos cálculos que o perfil trouxe aos investidores com relação ao ICO.
Conforme informações da conta, investir 0,1 ETH garantiria 300 milhões de LIBT, e 0,5 ETH renderia 3 bilhões de LIBT. Os valores ficam ainda mais irreais no caso de 1 ETH render 30 bilhões da libra e de 2 ETH render 100 bilhões. Com certeza são ganhos impossíveis, que não condizem com a realidade de nenhuma criptomoeda.
Saiba mais em Golpistas usam Twitter para vender falsa criptomoeda do Facebook