Golpistas de e-mail que pedem Bitcoin faturam alto, aponta estudo
Certamente um dos maiores golpes ocorridos na web é o de e-mail que pede Bitcoin, afirmando poder expor dados das pessoas. A maior parte dos hackers que realizam tais ataques buscam recompensas em criptomoedas, até pela segurança das mesmas com a privacidade.
Entretanto, segundo um estudo recente, esta modalidade de ataque está sendo produtiva para os hackers. Isso porque segundo o relatório mais de U$ 900 mil já foram roubados dessa maneira.
O Area 1, responsável pelo levantamento, conseguiu monitorar alguns endereços de Bitcoin. De acordo com a empresa milhões de e-mails já foram enviados para possíveis vítimas.
Maioria das vítimas de e-mail que pede Bitcoin são ameaçados com vazamento de dados pessoais
O Area 1 chamou o caso de “phishing with fear“, ou seja, pescando através do medo. O relatório pode ser baixado pelo website da empresa.
De acordo com a Area 1, mais de 4 milhões de e-mails dessa categoria já foram disparados pelo mundo. Além disso, a maior parte das pessoas não está sabendo se proteger, fazendo com que altos rendimentos sejam extraídos deste ataque.
Certamente um ataque hacker só funciona caso o fator psicológico da vítima se deixe levar. Isso porque grande parte destes ataques consideram o que pode ser chamado de engenharia social.
Ganho é de cerca de U$ 593 em média
O levantamento apontou que em média, os hackers roubam de cada vítima cerca de U$ 593. Isso na cotação do Bitcoin hoje daria o valor de 0.074 BTCs por pessoa atacada.
Com isso, o Area 1 aponta que mais de U$ 949 mil já foram levados pela modalidade. Em reais, isso dá mais de R$ 3 milhões na cotação do dólar hoje.
Além disso, o Area 1 afirmou que os hackers são especialistas em burlar o sistema de spam da Microsoft e Google. Isso tem facilitado o trabalho de enviar as mensagens para várias pessoas pelo mundo.
Solução é capacitar as pessoas e alertar contra phishing
A empresa alertou que as pessoas devem conhecer mais sobre o que é o phishing. Além disso, capacitar funcionários de empresas sobre o problema também pode evitar isso em ambientes empresariais.
Certamente, manter senhas iguais em vários sites diferentes também não ajuda muito. É aconselhável inclusive que as pessoas procurem saber se já tiveram seu e-mail vazado por alguma empresa. A ferramenta Have I Been Pwned pode ajudar a descobrir se o seu e-mail está em uma lista de vazamentos.
Mas as pessoas não devem tomar cuidado apenas com e-mail que pede Bitcoin em troca de manter seus dados em sigilo. Há mensagens que ameaçam de outras formas, até fisicamente, sendo na maior parte dos casos apenas um golpe pela web.
Finalmente, o Bitcoin é uma moeda digital utilizada em transações. Casos como esse não são culpa da moeda, que é um meio e não um fim, mas apenas da maldade das pessoas que é algo inerente do ser humano.
Saiba mais em Golpistas de e-mail que pedem Bitcoin faturam alto, aponta estudo