Golpe do leilão falso: site usa blockchain para saber se leiloeiro é verdadeiro

Site lista leiloeiros e casa de leilão online legalizadas e autentica informações na blockchain para coibir golpes que aproveitam de desconhecimento da população e vêm se tornando comuns no país.

Uma rede social criada por brasileiros usa blockchain para combater o golpe do falso leilão. Esse tipo de fraude vem crescendo no país. A tecnologia do bitcoin, dessa forma, surge como alternativa para evitar que haja novas vítimas. 

O golpe consiste em criar um site que tenta se passar por uma plataforma credenciada de leilões. A modalidade de compra ganhou tração durante a crise. Os motivos passam, entre outras coisas, pelo aumento de confiscos para cobrir dívidas não pagas.

Ao mesmo tempo, a digitalização vinda com a pandemia abriu espaço para golpistas. Eles se aproveitam principalmente da falta de experiência dos consumidores para atacar. Segundo a Associação Brasileira dos Leiloeiros e Entidades (Asbrale), existem mais de 997 sites falsos ou clonados de leilões.

Há cerca de duas semanas, por exemplo, um homem de 38 anos deu R$ 20 mil de entrada para a suposta compra de um carro antes de descobrir que havia sido vítima de uma fraude. O pagamento foi feito pelo Pix e, portanto, não poderia ser estornado.

Site de consulta de leilão e leiloeiro online usa blockchain para melhorar confiança nos dados

Site usa blockchain para checar identidade de leiloeiros

O site Os Leiloeiros (www.osleiloeiros.com.br) utiliza tecnologia desenvolvida pela Bom Valor, especializada em soluções blockchain. Ao portal TI Inside, o fundador da companhia, Ronaldo Santoro, explicou que o cenário de golpes virtuais foi o que motivou a proposta.

Os sites de leilões clonados e fakes hoje são uma realidade e este cenário só tem piorado, e o número de pessoas enganadas é alto e maior ainda são as suas perdas financeiras, por isso criamos e desenvolvemos este serviço digital.

No Leiloeiros, o usuário tem acesso a uma espécie de registro de todos os leiloeiros devidamente regularizados no país. É possível consultar os dados do profissional ou da casa de leilões e se certificar de que não se trata de golpe. 

Além disso, os dados e as informações têm autenticidade e confiabilidade garantidas por meio de tecnologia de identidade digital da Original My, especialista no segmento.

O artigo Golpe do leilão falso: site usa blockchain para saber se leiloeiro é verdadeiro foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...