Golpe cripto envolve transações físicas com USDT, alerta empresa
A empresa de segurança de blockchain SlowMist expôs um esquema de golpe cripto que rouba vítimas por meio de transações físicas envolvendo USDT.
Essa fraude aproveita uma modificação enganosa das chamadas de procedimento remoto (RPC) do nó Ethereum.
Novo golpe cripto envolve USDT
Em primeiro lugar, o golpe com criptomoedas procura ganhar a confiança de vítimas desavisadas. O fraudador persuade o alvo a baixar a carteira imToken legítima e, em seguida, envia 1 USDT e uma pequena quantidade de ETH como isca.
A armadilha ocorre quando o golpista convence a vítima usuário a mudar seu URL de RPC de ETH para um nó controlado pelo golpista. Esse nó exibe um saldo USDT falso, que induz a vítima a acreditar que recebeu fundos substanciais.
Leia mais: 4 criptomoedas que podem atingir novas máximas em abril
Sem saber do engano, o usuário, ao tentar transferir as taxas do minerador para sacar o USDT, descobre o golpe somente depois que os fundos não se materializam e o golpista desaparece.
“O aspecto astuto de tais golpes está na exploração das fraquezas psicológicas das vítimas. Elas geralmente se concentram apenas no fato de os fundos terem sido creditados em suas carteiras, ignorando possíveis riscos. Os golpistas tiram proveito dessa confiança e negligência, usando táticas críveis, como a transferência de pequenas quantias de dinheiro para enganar os usuários”, disseram os analistas da SlowMist.
Golpe manipula tecnologia blockchain
O RPC é a tecnologia subjacente que permite o golpe. Ela é essencial para interagir com as redes blockchain. Ela permite que os usuários verifiquem saldos, criem transações ou participem de contratos inteligentes.
Normalmente, as carteiras se conectam a nós seguros por padrão. No entanto, a conexão com um nó não confiável pode resultar em alterações maliciosas no saldo exibido e nos detalhes da transação.
Uma investigação mais aprofundada revelou que o endereço do golpista transferiu 1 USDT para três endereços diferentes. Todos eles já se envolveram em atividades fraudulentas semelhantes. Esse endereço também está vinculado a plataformas de trading e sinalizado como associado a golpes de pig butchering
Por fim, a SlowMist aconselha os usuários de criptomoedas a manter um alto nível de ceticismo e aprimorar as medidas de proteção para se proteger contra esses esquemas financeiros astutos.
O artigo Golpe cripto envolve transações físicas com USDT, alerta empresa foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.