Golpe na Bahia prometia rendimento em Bitcoin, suspeito foi ouvido por delegado
A empresa You X Wallet tem sido acusada de promover um golpe na Bahia utilizando o Bitcoin. A moeda virtual teria sido utilizada como pretexto para justificar um alto rendimento em pouco tempo.
Um dos investigados é o dono da You X Wallet, Joab Santos. Este que teria participado até da Telexfree, uma das maiores pirâmides financeiras que assolou o Brasil, avisou aos investidores da You X Wallet que a empresa não tem condições de pagar os mesmos.
Em um evento promovido pela suposta pirâmide financeira em setembro de 2019, realizado em Salvador, a proposta era ser algo “transformador” na vida das pessoas. A transformação, entretanto, foi apenas no bolso dos investidores lesados, que agora buscam solução para o caso.
Golpe na Bahia teria utilizado Bitcoin, suspeito chegou a ser detido
De acordo com informações da TV Bahia, afiliada da Rede Globo no estado, mais um golpe assolou investidores no Brasil. A empresa chamada de You X Wallet, conduzida por Joab Santos, tem sido acusada de pirâmide financeira na internet.
Com rendimento de 400% do valor investido, a You X Wallet não tem pago os investidores. Joab chegou a ser ouvido pela Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes (DREOF) na tarde desta terça (10), em Salvador.
Segundo a reportagem, cerca de 10 vítimas também compareceram na delegacia durante o interrogatório de Joab, que durou três horas. Um deles afirmou que perdeu R$ 165 mil na You X Wallet.
Outro entrevistado pela TV Bahia afirmou que o golpe ultrapassa R$ 200 milhões. Joab teria negado o golpe com Bitcoin, que certamente deixa inúmeras pessoas vítimas de mais um possível esquema fraudulento.
Delegado alertou para golpes com pirâmides financeiras
De acordo com o Jornal da Manhã, exibido pela TV Bahia no dia 11, Joab afirmou ter sido vítima de um hacker. Dessa forma, desde outubro de 2019 a empresa teria sido iniciado os problemas para pagar os investidores.
Para o delegado João Roberto Cavadas, “Joab tenta se furtar de ser o mentor dessa pirâmide financeira, se passando por vítima como as demais pessoas“.
“A gente aproveita o ensejo para informar aos telespectadores que não existe no mercado financeiro nenhum rendimento, nenhuma aplicabilidade financeira que dê 20 ou 30% ao mês fora alguma coisa ilícita evidentemente”, afirmou o delegado.
Além disso, a reportagem mostrou o envolvimento de Joab Santos como antigo divulgador da TelexFree. O possível golpista teria aparecido até em uma reportagem do Fantástico em 2011 divulgando essa antiga pirâmide. Cabe o destaque que em 2014 a Telexfree foi proibida de atuar no Brasil.
Site do golpe apresentava prêmios e lucros em “Nova forma de faturar muito no mercado de Bitcoin”
O site YouXWallet Brasil afirmava possuir vários prêmios aos participantes se atingissem metas de afiliados. Iniciando em um Iphone, os investidores poderiam chegar até a uma mansão.
Tudo não teria passado de uma ilusão, parte do projeto de chamar mais pessoas para dentro do possível golpe. Para a polícia da Bahia, tudo não passa de mais um golpe cibernético.
Além disso, a empresa fazia parte dos associados da AbraNetwork. Contudo, segundo apurou o Livecoins, a adesão está suspensa para a empresa.
O Livecoins procurou os responsáveis pela You X Wallet para conversar sobre as acusações e os problemas sofridos pela empresa. Até o momento, entretanto, ainda não responderam sobre as acusações de serem mais um golpe com Bitcoin na Bahia.
Saiba mais em Golpe na Bahia prometia rendimento em Bitcoin, suspeito foi ouvido por delegado