Interesse por Bitcoin aumenta entre clientes do Goldman Sachs com a chegada do halving

A expectativa em torno do próximo halving do Bitcoin provocou uma mudança no sentimento dos investidores. No Goldman Sachs, por exemplo, o interesse dos clientes de fundos de hedge pelo mercado de criptomoedas está aumentando.

Esse ressurgimento do entusiasmo não se limita ao investidor individual especulativo, mas se estende aos investidores institucionais sofisticados.

Investidores do Goldman Sachs querem apostar no Bitcoin

O chefe de ativos digitais da Goldman Sachs na região Ásia-Pacífico, Max Minton, disse que a aprovação dos fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin reacendeu a centelha de interesse entre os clientes da empresa. Muitos deles estão investindo ativamente no mercado de criptomoedas ou explorando o potencial para fazê-lo.

“Foi um ano mais calmo no ano passado, mas vimos um aumento no interesse dos clientes em termos de integração, pipeline e volume desde o início do ano”, disse Minton.

A clientela atual do Goldman Sachs, principalmente fundos de hedge convencionais, gera a maior parte do interesse. Além disso, a instituição está ampliando seu alcance para abranger uma gama diversificada de clientes. Isso inclui gerentes de ativos, seus próprios clientes bancários e certas empresas especializadas em ativos digitais.

Leia mais: O que é o Halving do Bitcoin?

Minton mencionou que os clientes se envolvem com derivativos de criptomoeda para fazer previsões especulativas, aumentar os rendimentos e fazer hedge. Ele também observou que os produtos relacionados ao Bitcoin continuam a atrair a maior parte da atenção dos clientes. No entanto, o nível de interesse em produtos associados ao Ethereum pode mudar com base na possível aprovação de ETFs de Ethereum nos EUA.

O ímpeto para esse interesse renovado também pode ser atribuído ao próximo halving do Bitcoin. Programado para o final de abril, esse evento reduzirá pela metade a recompensa pela mineração de Bitcoin, fazendo com que os mineradores atualizem para uma tecnologia mais eficiente para manter a lucratividade. Essa atualização quadrienal é fundamental para sustentar o modelo econômico do Bitcoin, com a recompensa diminuindo para 3,125 BTC dos atuais 6,25.

Capitalização em alta

Após o halving de 2012, a capitalização de mercado do Bitcoin aumentou em mais de 8.000%. Em seguida, após o halving de 2016, o valor do Bitcoin teve um aumento de mais de 1.400%. Por fim, houve um aumento de mais de 700% após a redução pela metade em 2020.

Bitcoin Stock-to-Flow Model
Modelo Bitcoin Stock-to-Flow. Fonte: Global X

Embora o modelo stock-to-flow (S2F), normalmente aplicado a commodities como o ouro, tenha suas falhas, ele serve como um método para avaliar o valor do Bitcoin. Esse modelo demonstrou uma correlação histórica com as flutuações de preço do Bitcoin. À medida que o Bitcoin se torna cada vez mais escasso, os especialistas projetam que seu valor subirá em relação ao preço atual.

“O Bitcoin (BTC) está pronto para outra mudança sísmica com seu próximo evento de redução pela metade provavelmente em abril de 2024. Historicamente, há uma correlação entre eventos de redução pela metade e aumentos subsequentes no preço do BTC. Com base em um modelo de estoque para fluxo, o BTC poderia aumentar para mais de US$ 130.000 até 2028”, escreveu Pedro Palandrani, pesquisador da Global X.

Da negociação à inovação em blockchain, o envolvimento do Goldman Sachs com o mercado de criptomoedas reflete uma aceitação institucional mais ampla dos ativos digitais. À medida que a redução pela metade se aproxima, a postura proativa do banco em relação aos ativos digitais, juntamente com o crescente interesse de seus clientes, representa um momento crucial no mercado de criptomoedas.

O artigo Interesse por Bitcoin aumenta entre clientes do Goldman Sachs com a chegada do halving foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...