Ouro é o ‘papel higiênico’ para os ricos e o Bitcoin para os pobres – Max Keiser
A compra de ouro pelos ricos devido ao coronavírus forçará todo mundo a entrar no Bitcoin; são as previsões do apresentador de TV.
As pessoas vão comprar Bitcoin (BTC) em massa – porque não haverá ouro à venda devido ao coronavírus, prevê Max Keiser.
Em uma edição recente de seu programa de notícias Keiser Report, em 31 de março, Keizer disse que a pandemia de coronavírus empurrará bilionários para o ouro como um porto seguro.
Keiser: as pessoas vão “em massa” para o BTC
Depois que os suprimentos são comprados e armazenados, a única alternativa que resta é o Bitcoin.
Ele resumiu:
“Eu prevejo – e este não é apenas o caso de uso final, mas a ironia final – que quando as pessoas perceberem que não podem obter ouro, começarão a se reunir em massa no Bitcoin.”
A base para a alegação foi um relatório da Bloomberg de 25 de março, alertando que a indústria do ouro estava “enfrentando turbulências sem precedentes” devido a um aumento na demanda.
Como o Cointelegraph relatou, o metal precioso sofreu uma notável volatilidade de preços em 2020. Dos mínimos de US$ 1.469 há apenas duas semanas, os mercados atingiram altas de US$ 1.629 – um aumento de 10,9% em apenas uma semana.
Gráfico Bitcoin vs. ouro. – 1 ano. Fonte: Skew.com
Coronavírus: o ouro é o próximo papel higiênico?
O ouro tem várias desvantagens em relação ao Bitcoin. Em contraste com a criptomoeda, é oneroso e arriscado se mover, especialmente através das fronteiras, e geralmente precisa de um terceiro confiável para armazená-la. Diferentemente da blockchain Bitcoin, também não há como o mercado saber em tempo real se uma determinada unidade de ouro é genuína.
O ouro também é afetado pelo fenômeno que afetou todo dinheiro da história, exceto o Bitcoin – quanto maior o preço, mais esforço a humanidade dedica ao aumento da oferta.
Como observa Saifedean Ammous em seu livro, “The Bitcoin Standard”, o Bitcoin não pode ter sua oferta aumentada, mesmo que seu preço suba dramaticamente, devido ao seu recurso de ajuste de dificuldade.
Sobre o tema da oferta, Keiser acrescentou que desta vez, diferentemente da crise financeira de 2008, as minas de ouro estão sendo encerradas por causa do coronavírus, ironicamente sufocando a oportunidade de aumentar a oferta.
“Poderíamos estar enfrentando uma grave crise nos mercados de ouro, assim como nos mercados de papel higiênico”, resumiu a co-anfitriã Stacey Herbert.
Keiser havia declarado anteriormente:
“Lembre-se: bilionários pensam em ouro e prata da mesma maneira que os desempregados pensam em papel higiênico”.