Carteiras de títulos estão “nuas” sem Bitcoin, afirma o estrategista da Bloomberg

A declaração aparece quando o Bitcoin volta acima de US $ 50.000, com sua adição em um portfólio de títulos de ouro superando o índice S&P 500

O que está protegendo uma carteira de investimentos da potencial volatilidade do mercado de ações? De acordo com Mike McGlone da Bloomberg Intelligence, uma exposição combinada de Bitcoin ( BTC ), ouro e títulos do governo.

O estrategista sênior de commodities, que vê o  BTC rumo a US $ 100.000 , comparou os derivativos em um novo relatório que representa os três ativos portos-seguros contra o desempenho do índice S&P 500, descobrindo que o trio tem superado o índice de referência de Wall Street pelo menos desde o início de 2020.

Desempenho do Bitcoin-Gold-Bonds em relação ao índice S&P 500. Fonte: Bloomberg Intelligence

O índice Bitcoin-Gold-Bonds obteve dados do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), SPDR Gold Shares (GLD) e iShares 20+ T-Bond ETF (TLT). Os três fundos permitem que os investidores ganhem exposição no mercado sem a necessidade de deter / possuir o ativo físico.

Bitcoin mais lucrativo do que ouro e títulos

McGlone observou que o Bitcoin fez um trabalho pesado para tornar a estratégia de risco dos investidores bem-sucedida, acrescentando que suas carteiras “parecem cada vez mais nuas” sem a criptomoeda carro-chefe, mesmo que permaneçam expostas a ouro e títulos.

A declaração inspirou-se no desempenho do Bitcoin, do ouro e do rendimento de 10 anos do Tesouro dos EUA em comparação com a perspectiva de  aumento da flexibilização quantitativa e dos níveis de dívida em relação ao PIB. Desde março de 2020, o Bitcoin subiu quase 1.190%, o que é muito melhor do que o aumento de 25,93% do ouro à vista.

Gráfico de preços semanais BTC / USD. Fonte: TradingView.com

Enquanto isso, o rendimento dos títulos de 10 anos dos EUA saltou de sua baixa recorde de 0,33% para 1,326% no mesmo período.

No entanto, apesar de um aumento saudável, os retornos dos títulos do governo de referência ficaram abaixo do núcleo da inflação dos EUA de 5,4% , sugerindo que os investidores que mantêm títulos como segurança contra ações de risco estão tendo uma perda ajustada pela inflação.

A inflação de preços ao consumidor nos EUA subiu para 5,4% em julho. Fonte: Forex Live

Como resultado, rendimentos mais baixos criaram caminhos para as empresas tomarem empréstimos a taxas escassas para expansão, dando um impulso às ações. Além disso, os investidores nos mercados secundários começaram a mover seu capital para ativos não lucrativos como Bitcoin e ouro, antecipando pagamentos mais altos.

Rendimento rebote à frente?

O ex-investidor em títulos Bill Gross, que transformou a Pimco em uma empresa de gestão de ativos de US $ 2 trilhões, observou que os rendimentos dos títulos “não têm para onde ir, a não ser para cima”.

O gestor do fundo aposentado disse que os rendimentos das notas do Tesouro dos EUA de 10 anos subiriam para 2% nos próximos 12 meses. Portanto, os preços dos títulos cairão devido à sua correlação inversa com os rendimentos, resultando em uma perda de cerca de 3% para os investidores que compraram dívidas ao longo de 2020 e 2021.

O Federal Reserve comprou 60% das emissões líquidas de dívida do governo dos EUA no ano passado, com seu programa de compra de ativos de US $ 120 bilhões por mês para impulsionar a economia dos EUA. No entanto, em agosto, o banco central dos EUA anunciou que iria desacelerar a compra de títulos até o final deste ano, dadas as perspectivas de sua meta de inflação de 2% e de crescimento econômico.

“Quão dispostos, portanto, os mercados privados estarão de absorver esses futuros 60% em meados de 2022 e além”, questionou Gross, acrescentando que o mercado de títulos dos Estados Unidos se tornaria um “lixo de investimento”.

“Os fundos de títulos intermediários a longo prazo estão naquele recipiente de lixo, com certeza.”

O aumento das taxas pode ameaçar tirar capital das ações sobrevalorizadas dos EUA . Ao mesmo tempo, como uma negociação sem risco, os fundos também podem começar a fluir para o mercado de Bitcoin. Julian Emanuel, estrategista-chefe de ações e derivativos da corretora BTIG, lançou luz sobre o mesmo em sua entrevista à CNBC em fevereiro. Trechos:

“Este é o ambiente onde o catch-up trade vai mostrar sua habilidade […] Você está vindo de um nível absoluto de taxas tão baixo que taxas mais altas provavelmente apoiarão alternativas como Bitcoin.”

Relacionado:  3 razões pelas quais a aprovação do Bitcoin ETF será uma virada de jogo para o preço do BTC

Para McGlone, o influxo de capital no Bitcoin e no resto do mercado de criptomoedas, incluindo Ethereum, significaria encontrar a próxima melhor oportunidade de investimento. Ele disse que os ativos digitais podem representar o “potencial de beta mais alto”, acrescentando:

“Vemos o Ethereum rumo a US $ 5.000 e US $ 100.000 para Bitcoin.”

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões de Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

LEIA MAIS

Você pode gostar...