Criptomoeda é assunto chave na mais recente reunião do G20

Presidentes de bancos centrais e ministros das finanças discutiram a supervisão regulatória da criptomoeda na reunião do G20.

Os planos do Facebook de lançar sua criptomoeda, Libra, este ano têm mais do que algumas agências na União Europeia e nos Estados Unidos se perguntando o que fazer. Enquanto órgãos governamentais de todo o mundo estão trabalhando para entender melhor as criptomoedas, os regulamentos e as leis referentes às stablecoins não estão sendo implementados com rapidez suficiente, de acordo com um órgão fiscalizador global das finanças.

Em uma carta aos ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais da reunião do G20, em Riad, nesta semana, o presidente do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), Randal Quarles, expressou suas preocupações sobre a rapidez com que as moedas digitais estão afetando a economia global, enquanto as ações regulatórias lutam para acompanhar .

 

“Os membros do FSB reconhecem a velocidade da inovação na área de pagamentos digitais, incluindo as chamadas ‘stablecoins’. Estamos decididos a acelerar o ritmo de desenvolvimento das respostas regulatórias e de supervisão necessárias a esses novos instrumentos.”

Resposta regulatória à criptomoeda em todo o mundo

O FSB está considerando uma consulta pública sobre esses regulamentos em abril, para avaliar os benefícios e riscos das stablecoins. As empresas de criptomoeda não registradas continuam operando na Europa, enquanto algumas exchanges no Brasil foram forçadas a fechar devido a multas provocadas pela fiscalização regulatória.

Composto por reguladores, banqueiros e funcionários do governo dos países do G20, o FSB foi estabelecido em 2009 como um sistema de alerta precoce no caso de outra potencial crise financeira global.

Você pode gostar...