Fornecedor global de chipes prevê baixa demanda por mineração de cripto, compensando o crescimento da receita do quarto trimestre
A TSMC prevê crescimento da demanda pelo serviço de alta tecnologia de smartphones premium, mas prevê “continuidade da fraqueza” na demanda de mineração de cripto.
A maior fabricante global de chipes, a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), prevê crescimento de receita no quarto trimestre, mas espera um contrapeso devido à baixa demanda por hardware para mineração de cripto, informou a Reuters na quinta-feira, 18 de outubro.
A TSMC, a maior fundição independente de semicondutores do mundo, prevê um crescimento de receita “modesto” no quarto trimestre, principalmente devido às sólidas vendas de chipes de alta tecnologia para smartphones premium. De acordo com a Reuters, a TSMC espera que a receita do quarto trimestre aumente para algo entre US $ 9,35 bilhões e US $ 9,45 bilhões, em comparação com US $ 9,21 bilhões há um ano.
No entanto, o crescimento esperado será supostamente compensado pelas baixas vendas de equipamentos de mineração com criptomoeda.
Enquanto o diretor financeiro da TSMC, Lora Ho, revelou que a empresa está prevendo uma “rampa contínua” de demanda para os 7 nanômetros da TSMC para uma série de “smartphones de alta tecnologia”, o CFO apontou para a “fraqueza continuada” na demanda por cripto, bem como a gestão de estoques pelos clientes – como possíveis razões para uma “compensação parcial” das receitas da empresa.
TSMC esclareceu que, enquanto servindo receitas para telefones premium continuará a crescer, o mercado de smartphones de classe média vai cair este ano. A gigante de tecnologia Apple, que é alegadamente o “cliente mais importante” da TSMC, deve ser o principal contribuinte para o crescimento da receita da empresa no último trimestre de 2018, com o lançamento de seus novos modelos de iPhone.
No início deste ano, a TSMC havia diminuído as estimativas várias vezes sobre suas receitas devido à baixa demanda por smartphones de alto nível e mineração por criptomoeda.
Em abril, a empresa reduziu suas estimativas de receita com base, em parte, em uma incerteza na demanda por mineração de cripto. E em julho, a TSMC previu novamente um declínio nas estimativas anuais de receita e gastos de capital, citando a preferência das mineradores por chipes de baixa potência sobre os chipes de maior potência da TSMC devido à volatilidade dos preços de cripto e às regulamentações mais rigorosas do setor neste ano.
Recentemente, a Cointelegraph informou sobre os principais fornecedores de hardware de mineração de cripto, como a Bitmain, Canaan e Ebang, que estão sendo potencialmente ameaçados pelas sanções dos EUA aos produtos chineses. O relatório vem na esteira da reclassificação da indústria e de um regime de tarifas mais rigoroso pelo escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR).