Ponte para uma CBDC global precisa da cooperação pública e privada, diz o BIS

A cooperação entre os setores público e privado seria vital para um sistema global de CBDC, afirma um novo relatório conjunto.

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) continua investigando o desenvolvimento de uma moeda digital de banco central global (CBDC), publicando um novo relatório conjunto com sete bancos centrais.

Divulgado em 30 de setembro, o último relatório do BIS de CBDC refere-se aos esforços conjuntos para explorar uma CBDC de varejo ao lado dos Bancos Centrais do Canadá, Inglaterra, Japão, Europa, Estados Unidos, Suécia e Suíça.

O relatório fornece um resumo executivo do progresso da investigação feito desde a publicação de um relatório em outubro de 2020, que apontou princípios básicos comuns e características centrais de uma CBDC. O BIS também publicou três relatórios CBDC detalhados relacionados ao design e interoperabilidade do sistema CBDC, necessidades do usuário, adoção e implicações de estabilidade financeira.

De acordo com o novo relatório, um sistema CBDC eficaz “precisaria envolver atores públicos e privados para garantir a interoperabilidade e a coexistência com o sistema de pagamento mais amplo”.

Os bancos centrais participantes do relatório concordaram que qualquer ecossistema CBDC envolveria os setores público e privado em um equilíbrio para fornecer “o resultado de política desejado e permitir a inovação que atenda às necessidades de pagamento em evolução dos usuários.” A capacidade de fazer a ponte entre as CBDCs e os sistemas de pagamento tradicionais seria crucial para o sistema financeiro, afirma o relatório:

“Ainda assim, um tema que permeia quase todas as considerações é a interoperabilidade. A interoperabilidade doméstica seria fundamental para garantir que um sistema CBDC coexista com outros sistemas de pagamento nacionais e contribua para uma acessibilidade, resiliência e diversidade mais amplas. ”

O grupo de bancos centrais continuará explorando as questões de CBDC, planejando aumentar o alcance global e doméstico para manter um diálogo aberto e informado sobre a CBDC. “Coletivamente, estamos compartilhando percepções de nosso trabalho com outros bancos centrais, inclusive em economias em desenvolvimento”, observaram os bancos.

O novo relatório conjunto do banco central ocorre em meio à apresentação da gigante de pagamentos, Visa, do seu próprio projeto de interoperabilidade de blockchain em 30 de setembro, com o objetivo de trazer um “adaptador universal” conectando várias criptomoedas, stablecoins e CBDCs. Anteriormente, a gigante da tecnologia, Microsoft, ganhou uma patente de blockchain que descreve um sistema de cadeia cruzada que permite que indivíduos e organizações criem e gerenciem tokens em várias plataformas e redes de livro-razão distribuído.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...