Gigante americana de software recebe patente para processamento de pagamentos Bitcoin via SMS
A empresa de software norte-americana Intuit recebeu uma patente para o processamento de pagamentos Bitcoin (BTC) via mensagem de texto (SMS), de acordo com um documento publicado pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) em 7 de agosto.
A patente, que descreve um sistema através do qual os usuários podem transferir fundos BTC via SMS em seus celulares, foi originalmente apresentada em 2014, no mesmo ano em que a QuickBooks, uma solução tributária DIY da Intuit, se associou à BitPay para criar um serviço PayByCoin para clientes corporativos pagarem suas faturas em BTC.
Como a patente descreve:
“A invenção inclui receber, por um serviço de pagamento de um dispositivo móvel pagador de um pagador, uma mensagem de texto de pagamento compreendendo um valor de pagamento e um identificador de um dispositivo móvel pagante de um beneficiário, validando a mensagem de texto de pagamento pelo menos em um saldo de pagador de uma conta de pagador virtual mantida pelo serviço de pagamento para o pagador.”
A patente da Intuit descreve a interação entre as contas virtuais criadas para fins de execução do sistema, bem como diferentes abordagens possíveis para validar as transações. Uma delas seria “receber uma chamada de voz não respondida dentro de um período de tempo pré-determinado” depois de receber uma mensagem de texto, que seria correspondida ao identificador do dispositivo móvel que é extraído dessa mensagem.
Outra abordagem seria um sistema de senha que seria gerenciado via SMS e as contas virtuais associadas a cada identificador de dispositivo móvel.
O uso de telefones celulares diretamente para facilitar a adoção de cripto tem sido explorado há vários anos, muitas vezes considerado a chave para levar a inclusão financeira através da cripto a populações não bancarizadas em países onde o acesso à internet ou hardware caro pode limitar a capacidade das pessoas de realizar transações cripto.
Enquanto isso, a HTC anunciou recentemente que lançaria um smartphone com uma carteira cripto nativa e suporte para CryptoKitties, o aplicativo descentralizado (DApp) baseado no Ethereum. A empresa está até planejando lançar um livro branco sobre um projeto para incorporar mineração de cripto em telefones celulares no final deste ano.
Fonte: Cointelegraph