Gigante editora suíça, Netzmedien começa a pagar salários em Bitcoin
Em rodada de votação, funcionários da empresa escolheram o Bitcoin ao invés do Franco-suíço para o recebimento de salários
A gigante editora suíça Netzmedien AG anunciou nesta segunda feira, 1° de abril, que começará a pagar efetivamente todos os salários em Bitcoin.
A decisão segue planos anteriores da empresa de converter metade de seus ativos em criptomoedas. À medida em que os altos executivos se aproximavam de implantar seu plano fiat-to-crypto, eles também ofereciam aos seus funcionários a opção de escolher entre o Bitcoin e o franco suíço. Uma rodada de votação entre os colaboradores definiu o Bitcoin como vencedor.
Heinrich Meyer, diretor executivo da Netzmedien, afirmou que a empresa começará a aceitar Bitcoins até meados de 2019 para suas publicações de mídia, que incluem oito revistas relacionadas à tecnologia e um website. Ele expressou seu otimismo em relação à criptomoeda, afirmando que seus funcionários acabariam recebendo mais do que o que eles pediram por meio de suas folhas de pagamento.
“Eles serão capazes de manter ou revender bitcoins a um preço mais alto”, disse Meyer.
O mercado de criptomoedas vem passando por uma grande batalha. No entanto, as flutuações voláteis do Bitcoin não detiveram o Netzmedien. De acordo com Marc Landis, editor-chefe da publicação, o Bitcoin estava se tornando uma forma de pagamento relevante, graças à sua aceitação em algumas das maiores empresas suíças. Ele disse:
“O SBB e o Digitec Galaxus são um bom exemplo. Eles já aceitam o Bitcoin hoje. Além disso, o Grand Hotel Dolder anunciou na semana passada que aceitaria pagamentos em Bitcoin. Eu acredito que milhares de empresas seguirão o mesmo caminho.”
No entanto, ao contrário de outras empresas, a Netzmedien aparentemente está entrando no mercado de Bitcoins como um investidor. A empresa parece manter a criptomoeda como investimentos, esperando que seja capaz de trocá-la por uma taxa fixa mais alta.
Normalmente, os traders online acreditam na conversão de pagamentos de Bitcoins para moeda fiat em tempo real usando serviços de POS de terceiros, como BitPay e Coinify. Ao contrário deles, a Netzmedien está procurando assumir riscos com a volatilidade dos preços do Bitcoin.
Fabian Pöschl, editor-chefe assistente de longa data da Netzmedien, votou a favor das criptomoedas, argumentando que as moedas fiat eram muito complicadas de se lidar.
“Por que transportar francos suíços comigo se eu posso ter meu dinheiro como criptomoedas digitalmente no meu celular”, acrescentou.
A Netzmedien confirmou que diversificaria sua carteira de investimentos em criptos. Isso também significaria que seus funcionários seriam capazes de escolher seus ativos de criptomoedas favoritos.
“Planejamos dar a eles a escolha entre diferentes criptomoedas no futuro. Então eles devem em breve poder escolher entre Bitcoin, Ethereum, BitCoen e Jesus Coin”, diz o anúncio.
A iniciativa da Netzmedien vem reforçar o crescente interesse de grandes empresas de utilizar as criptomoedas como forma de pagamento. O mercado suíço de criptomoedas vem crescendo com novas empresas aumentando o ecossistema local, conforme publicado pelo Cointelegraph.