Confirmação de Gensler como presidente da SEC seria benéfico para criptomoedas, diz Hester Peirce

‘Crypto Mom’, Hester Peirce, está otimista de que os EUA acabarão por oferecer mais clareza para os investidores em criptomoedas.

Hester Peirce, da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, é conhecida como uma reguladora que tem demonstrado apoio consistente aos ativos digitais, tanto que seu apelido de “crypto mom” se tornou inabalável.

Em uma nova entrevista com o podcast Thinking Crypto, Peirce refletiu sobre a abordagem regulatória dos Estados Unidos para a classe de ativos até o momento, argumentando que, “Acho que perdemos um pouco o barco a respeito das criptomoedas. E acho que grande parte disso vem do fracasso em fornecer clareza sobre nossas regras”. Ela disse que, ao contrário da narrativa persistente de que a criptomoedas são de alguma forma indissociáveis da ilegalidade e do desejo de enganar o sistema, sua própria experiência mostra que os participantes da indústria desejam cumprir as regras, mas muitas vezes têm dificuldade em fazê-lo sem orientação adequada:

“Estou otimista de que finalmente chegaremos ao ponto em que forneceremos mais clareza? Sim, acho que temos uma boa chance. […] É provável que tenhamos um novo presidente, Gary Gensler, que prestou sua audiência recentemente no Senado. Essa é uma etapa do processo. Logo será votado. E, se ele for confirmado e vier para a SEC, ele trará consigo um conhecimento realmente profundo dessa classe de ativos.”

O Comitê Bancário do Senado votou agora por 14 a 10 a favor do envio da indicação de Gensler ao plenário do Senado, depois que dois republicanos juntaram-se a 12 democratas para apoiar a escolha. 

Peirce destacou a experiência recente de Gensler ministrando cursos sobre blockchain no Massachusetts Institute of Technology, observando que ele está “cercado por pessoas que estão entusiasmadas com esta tecnologia”. Para ela, Gensler entende o potencial positivo do setor, bem como a necessidade de mais clareza para facilitar seu desenvolvimento. Não ter que convencê-lo dessas coisas será “muito útil”, disse ela.

Peirce observou, no entanto, que embora o presidente “defina a agenda para a agência” e, no caso de Gensler, pode-se esperar que apóie uma melhor abordagem de regulamentação para criptomoedas, estará assegurada um grau considerável de continuidade no dia-a-dia da SEC em sua interação com a indústria de criptomoedas, independente de quem for o presidente:

“A intenção de ter uma comissão de cinco membros é ter continuidade ao longo do tempo, para que você não veja grandes oscilações na política […] então é importante que as pessoas saibam que o trabalho da comissão [… ] [não] vai mudar drasticamente quando um novo presidente entrar. […] A agenda regulatória pode mudar um pouco, mas o trabalho da comissão, [seu] trabalho do dia-a-dia, […] continuará independente de quem for o presidente ”.

Nessa nota de otimismo cauteloso, Peirce também comentou com bom humor sobre o apelido carinhoso dela na criptoesfera dos EUA, dizendo: “Sabe, sempre adorei a ideia de ser mãe, e não sou mãe no mundo real. Portanto, ser mãe no mundo virtual não é uma coisa ruim.” No entanto, ela rapidamente se opôs suavemente contra quaisquer implicações indesejadas, comentando:

“Eu acho que é muito importante dizer, não, os reguladores não podem ser seus pais. Eles não vão tomar suas decisões por você e não vão salvá-lo quando você tiver problemas.”

Peirce enfatizou que ela “não é uma defensora de nenhuma classe de ativos em particular”, mas sim “Eu defendo que as pessoas tenham a capacidade de investir nas classes de ativos que consideram valiosas para quaisquer que sejam seus objetivos finais”. Tendo aprendido sobre o Bitcoin (BTC) pela primeira vez quando estava na George Mason, ela disse que “acredita fortemente no poder da descentralização” e que a criptomoeda “se encaixa muito bem nisso”.

LEIA MAIS

Você pode gostar...