Gazprom e companhia aérea russa S7 abastecem aeronaves com Blockchain no primeiro caso doméstico

A Rússia está tendo sua “primeira” implementação de contratos inteligentes baseados em blockchain para o abastecimento de aeronaves em uma nova parceria.

A empresa aérea russa S7 Airlines fez uma parceria com a estatal Gazprom Neft para usar contratos inteligentes baseados em blockchain para abastecimento de aeronaves, confirmou um comunicado à imprensa na sexta-feira, 24 de agosto.

A S7, que desenvolveu vários casos de uso de blockchain nos últimos dois anos, agora usará a tecnologia para aumentar a eficiência de entrega e pagamento de combustível, bem como no processo de reabastecimento nos aeroportos.

A parceria inclui a subsidiária dedicada ao reabastecimento de aviação Gazpromneft-Aero da Gazprom Neft.

“O uso das tecnologias blockchain na contabilidade recíproca e nas liquidações entre empresas de aviação e operadores de combustíveis dá um novo impulso ao desenvolvimento de toda a indústria da aviação”, comentou o CEO da Gazpromneft-Aero, Vladimir Egorov.

De acordo com as partes envolvidas, a medida marca o primeiro uso de tais tecnologias blockchain no mercado russo.

Os contratos inteligentes substituirão o atual processo mais complexo, envolvendo pagamentos antecipados, garantias bancárias e “riscos associados”, explica a Gazprom, o que, por sua vez, gerará redução do tempo de processamento e economia nos custos de mão-de-obra.

“De acordo com os procedimentos estabelecidos, uma vez que o reabastecimento esteja completo, a reconciliação ocorre e a liquidação é feita”, acrescentou o CIO do Grupo S7, Pavel Voronin:

“A tecnologia significa que a transparência nos assentamentos recíprocos está melhorando, o que significa que podemos abandonar uma série de operações manuais e acelerar processos.”

No final de 2016, o S7 fez uma parceria com o banco local Alfa Bank no uso de contratos inteligentes para pagamentos B2B, enquanto no ano passado, a venda de ingressos começou no que Voronin descreveu na época como “primeira compra de bilhete de avião do mundo por meio de um blockchain aberto para um banco”.

Você pode gostar...