Jogos em Web3 podem acelerar entrada dos mercados tradicionais no mercado cripto, diz pesquisa

Mudanças no desenvolvimento de novos títulos podem fortalecer o setor e impulsionar a adoção das criptomoedas.

Uma pesquisa publicada em agosto pela fintech Stilt aponta que 94% dos investidores de criptomoedas pertencem às gerações Z e Millennials. Essas mesmas gerações também representam, juntas, 56% de todos os quase 3 bilhões de gamers ao redor do mundo, aponta um relatório da Tapjoy.

Essa convergência de interesses de pessoas entre 18 e 40 anos pode tornar os jogos em Web3 uma potencial porta de entrada para o mercado criptomoedas e o ecossistema descentralizado no geral.

Jogos em Web3 e adoção

A indústria de jogos em Web3, de forma geral, é caracterizada por aplicações criadas sobre blockchain e o uso de tokens não-fungíveis (NFTs). Esses NFTs dão vida a itens, personagens e outros bens dentro desses jogos. Além disso, a presença de tokens que valem dinheiro na vida real é também comum nesses títulos.

Em 2021, esse setor foi impulsionado justamente por títulos que permitiam receber tokens ao interagir com um jogo, modelo conhecido como play to earn. O Axie Infinity é um dos exemplos mais notórios. Para Thiago Moreira, pesquisador em GameFi, o ano passado serviu como uma amostra do potencial que os jogos em Web3 possuem quando o assunto é atrair novos usuários para o mercado cripto.

Moreira salienta, no entanto, que essa primeira explosão em popularidade foi criada a partir da promessa de “renda fácil”, e não pelo entretenimento que esses jogos podem proporcionar. “Acredito que o movimento deve voltar a crescer conforme surgem games melhores na Web3, mas agora trazendo gamers autênticos da Web2, que são uma base de usuários imensa”, completa.

Usando novamente o Axie Infinity como exemplo, o jogo foi um dos casos onde a possibilidade de ganhos superou o interesse na diversão. O token SLP, conquistado ao interagir com o game, deixou a cotação de US$ 0,018 em janeiro de 2021 e chegou a atingir a máxima histórica de US$ 0,363 em maio do mesmo ano. Como resultado, o número de usuários ativos aumentou em quase 1 milhão no mesmo período.

Apesar da alta valorização e do pico no número de usuários, o Axie Infinity não estava preparado para sustentar uma produção tão alta do SLP. O token tinha como único uso a produção de mais Axies, que são os personagens jogáveis do título. O resultado foi um colapso no preço do token, cotado a US$ 0,003 no momento da escrita desta matéria, e uma frustração geral com o setor de jogos em Web3.

Mudanças na indústria

Embora esse modelo agressivo tenha tirado o entusiasmo em torno dos jogos em Web3, esse setor tem se reinventado. Assim como o mercado cripto no geral, a indústria de títulos em blockchain tem evoluído rapidamente. Desenvolvedores buscam novas formas de melhorar a infraestrutura dos jogos e atrair usuários pelos fundamentos, e não pela expectativa de ganhos fáceis e rápidos.

Uma dessas melhorias é a diversificação dos títulos, pensada para atrair usuários diversos, avalia Christian Gazzetta, colunista do Cointelegraph Brasil, consultor de tokenomics e idealizador do relatório Jogos Cripto. Como exemplos, ele cita jogos de corrida, futebol, RPG, aventura e “hiper casuais” – aqueles voltados aos dispositivos móveis. O foco na diversão também tem se mostrado uma tendência dos novos jogos da Web3, acrescenta Gazzetta.

Além disso, o distanciamento do play to earn também tem sido visto. “Alguns jogos estão focando em fazer a roda girar sem fricções, e outros estão levando a sério o modelo e aprendendo com os erros do último ciclo”, diz o consultor de tokenomics. Ele acrescenta que outras tendências podem ser identificadas através do relatório Jogos Cripto, que acompanha as mudanças feitas no mercado de jogos em Web3.

Retornando ao conceito de jogos hiper casuais, Gazzetta acredita que eles vieram para ficar, e se tornarão uma ótima porta de entrada para o mercado cripto.

Entrada institucional

O rápido amadurecimento da indústria de jogos para Web3 fez com que grandes estúdios do mercado tradicional de games resolvessem olhar para esse setor. Em maio deste ano, a gigante Square Enix anunciou uma parceria com a Animoca Brands para incluir blockchain e NFTs aos seus jogos. Em setembro, a empresa se juntou a nomes como Ubisoft e Bandai Namco como validadora da blockchain Oasys Gaming.

Junto com a entrada de grandes nomes, o fluxo de investimentos no setor também cresceu. Somente no primeiro semestre de 2022, cerca de US$ 4 bilhões foram injetados em games utilizando blockchain, aponta um relatório da Messari. Em setembro, esse mesmo setor recebeu mais de US$ 129 milhões, segundo dados da ICO Analytics.

Essa movimentação gera um ganho “praticamente instantâneo” de credibilidade, avalia Christian Gazzetta. “O envolvimento das marcas acrescenta selos de confiança que vão, pouco a pouco, reduzindo a desconfiança do jogador da Web2.” 

A possibilidade de lançamento no mercado cripto de títulos de alta qualidade, chamados de AAA, também é uma vantagem da entrada de gigantes do mercado tradicional de jogos. Essas aplicações, “mais bonitas e mais divertidas”, atrairão jogadores que acabarão ficando no mercado de jogos em Web3, acrescenta Gazzetta.

“Por último, acredito que as empresas desse porte ainda estão para validar os modelos da Web3 como fonte relevante e estável de receitas. Depois das primeiras experiências bem sucedidas, podemos esperar uma nova leva de investimentos e, quem sabe, até spin-offs focados na Web3”, projeta o consultor de tokenomics.

Desafios ainda de pé

Mesmo com um futuro promissor sendo desenhado, o mercado de jogos em Web3 ainda precisa superar alguns desafios levantados em 2021. A proposta de lançar jogos com mais qualidade no mercado, tida como ponto forte dessa indústria, é um desafio em si, diz Thiago Moreira. 

A dificuldade está em, além de criar algo atrativo, criar modelos acessíveis e com economias sustentáveis. “Isso é basicamente fazer como alguns grandes games da Web2 como World of Warcraft”, comenta Moreira. “O ponto crítico é a sustentabilidade, a indústria precisa mostrar que aprendeu com os erros de 2021, para que o jogador possa confiar que não está investindo em um ponzi”, conclui.

Por Gino Matos.

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