Autoridades financeiras do G7 pedem ao Conselho de Estabilidade Financeira que intensifique a regulamentação de criptomoedas, diz relatório
O caos no mercado de criptomoedas após o colapso do Terra causou um maior senso de urgência entre os ministros para continuar o processo regulatório.
As principais autoridades financeiras do Grupo das Sete (G7) maiores economias industriais avançadas pediram ao Conselho de Estabilidade Financeira que acelere a regulamentação de ativos de criptomoedas, informou a Reuters na quinta-feira (19/05), citando uma cópia de um comunicado que obteve. As autoridades do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos se reuniram em Koenigswinter, Alemanha, após uma reunião dos ministros das Relações Exteriores do G7 no início da semana:
“À luz da recente turbulência no mercado de criptoativos, o G7 insta o FSB [Conselho de Estabilidade Financeira] […] a avançar no rápido desenvolvimento e implementação de uma regulamentação consistente e abrangente.”
A turbulência mencionada foi a desvinculação da stablecoin TerraUSD (UST) que começou em 8 de maio e enviou ondas de choque por toda a esfera cripto. Havia sinais de alerta de que os ministros do G7 estariam abordando o problema em sua reunião.
O presidente do Banco da França, François Villeroy de Galhau, falando no Fórum de Mercados Emergentes em Paris na terça-feira (17/05), disse: “Os ativos de criptomoeda podem atrapalhar o sistema financeiro internacional se não forem regulamentados, supervisionados e interoperáveis de maneira consistente e apropriada em todas as jurisdições”. Ele acrescentou: “Provavelmente discutiremos […] essas questões entre muitas outras na reunião do G7 na Alemanha esta semana”.
O Conselho de Estabilidade Financeira é um órgão consultivo associado ao Banco de Compensações Internacionais. Seus membros representam instituições de 24 países e diversas organizações internacionais. Não tem autoridade de execução.
O colapso da stablecoin algorítmica do Terra teve repercussões nas legislaturas de todo o mundo. A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reiterou seus apelos anteriores por uma “estrutura federal consistente” sobre stablecoins em um Comitê Bancário do Senado em 10 de maio, dizendo que a situação “simplesmente ilustra que este é um produto em rápido crescimento e que há riscos para a estabilidade financeira e precisamos de uma estrutura que seja apropriada”.
VEJA MAIS: