Futuro do e-commerce cripto está nas mãos dos players asiáticos

Em 14 de setembro, o braço de investimentos em blockchain da Overstock, pioneira da Bitcoin, baseada nos Estados Unidos, anunciou que os clientes do varejista agora podem comprar a criptomoeda diretamente de seu site. Tornou-se possível depois que sua subsidiária Bitsy iniciou um lançamento beta de sua carteira e troca de criptomoeda, marcando mais um passo no rico relacionamento da Overstock com o Bitcoin.

No entanto, embora a Overstock tenha permitido primeiro que seus clientes pagassem com a criptocorrência em 2014, a indústria de comércio eletrônico ainda não passou por uma adoção em massa. Enquanto isso, os jogadores asiáticos estão se reunindo para dar um empurrão ainda maior.

Primeiro tijolo na parede: o sucesso inicial de Overstock

Em janeiro de 2014, a Overstock.com, uma loja on-line liderada por um “flagelo de Wall Street” e entusiasta cripto Patrick Byrne, tornou-se a primeira grande empresa de ações a aceitar o Bitcoin. Como Byrne recorda em uma entrevista com a Business Insider:

“Nós fomos os primeiros. A maior empresa que aceitou o Bitcoin era uma lanchonete de restaurante de US $ 800 mil por ano na Austrália Ocidental. Nós intensificamos e começamos a pegá-lo – nós éramos US $ 1,4 bilhão. Então, eu gosto de pensar que salvamos a comunidade cerca de cinco anos em seu ciclo de adoção ”.

Curiosamente, a transição pioneira para a integração do Bitcoin ao e-commerce convencional foi um pouco acidental: em dezembro de 2013, Byrne citou para um jornalista que sua empresa poderia começar a aceitar o Bitcoin. “Eu disse isso em cima da minha cabeça”, Byrne admitiu mais tarde. Logo após a entrevista, os meios de comunicação de todo o mundo começaram a relatar o movimento potencial de Overstock. Isso fez com que Byrne entrasse em contato com a Coinbase e a carteira de cripto sediada em San Francisco e, em questão de poucas semanas, eles apresentaram em conjunto a opção de pagamento da Bitcoin no Overstock.com.

A recompensa inicial valeu a pena. “A implementação se paga cem vezes apenas pela imprensa”, afirma Byrne. A comunidade de criptomoedas apareceu para mostrar seu apoio: “Os usuários de Bitcoin começaram a vir ao nosso site e comprar um conjunto de travesseiros ou uma cama só para mostrar seu apoio. Nós vendemos algumas centenas de milhares em apenas dois dias depois de termos sido ao vivo ”.

Curiosamente, as ações da Overstock apresentaram tendência significativamente próxima do preço da BTC desde que Byrne se juntou à parte da torcida cripto. Por exemplo, as ações da Overstock subiram quatro vezes entre julho e dezembro de 2017, quando o Bitcoin cresceu mais de sete vezes, e fechou o ano com um ganho aproximado de 200%. No entanto, essa dependência do Bitcoin funcionou nos dois sentidos para a empresa. Em setembro, quando Byrne teve que vender 10% de seu patrimônio na empresa para reinvestir os lucros em dois projetos de investimento e satisfazer as obrigações fiscais, ele escreveu em uma carta aos investidores:

“Estou desapontado que quando o prazo chegou para minhas vendas neste trimestre, as ações caíram (infelizmente observo que nos últimos 180 dias a correlação entre os movimentos diários do OSTK e do Bitcoin foi de 85,5%, e novamente avisam as pessoas: t ter participações significativas do Bitcoin).”

No entanto, Byrne continua a confiar em criptomoedas e blockchain em seus negócios. A maioria dos projetos relacionados a cripto é realizada pela empresa de capital de risco Medici Ventures. Foi criado na Overstock em 2014 para usar o dinheiro da empresa para investir em projetos de blockchain. Outra subsidiária da blockchain, a tZERO, tem planos de lançar uma plataforma de negociação de ICO. Já garantiu grandes investimentos institucionais da empresa de private equity baseada em Hong Kong, GSR Capital.

Mais recentemente, em setembro, a Medici Ventures anunciou que sua escolha de investimento, a Bitsy, havia iniciado um lançamento limitado de sua carteira e troca de criptomoedas. Devido à nova integração, os clientes da Overstock.com receberam a opção de comprar Bitcoin diretamente do site.

“A integração com a Bitsy permitirá à Overstock dar o próximo passo em sua jornada de criptomoeda, permitindo que a empresa ofereça Bitcoin para venda diretamente do site de varejo”, declarou Byrne no comunicado de imprensa.

Primeira onda: Shopify, Expedia e outros negócios baseados nos EUA

Mesmo antes da Overstock, havia varejistas on-line menores abrindo caminho para a cripto. Em 2013, uma plataforma de e-commerce baseada no Canadá para lojas online e sistemas de ponto de venda de varejo chamado Shopify anunciou uma opção de pagamento por Bitcoin para seus vendedores. Naquela época, tinha uma base de mais de 70.000 lojas online.

Introduzido através de uma colaboração com o serviço BitPay, o recurso poderia ser ativado ao entrar em contato com a equipe do Shopify. BitPay é um provedor global de serviços de pagamento Bitcoin, com sede em Atlanta. Foi fundada em maio de 2011 para fornecer serviços de checkout para empresas que desejavam aceitar o Bitcoin.

“Devido ao fato de que é um recurso muito novo e não é algo que estamos prontos para lançar em todas as lojas ainda, você precisará entrar em contato comigo para ativá-lo, e talvez eu queira acompanhá-lo para receber seus comentários depois de usá-lo por um tempo, mas funciona ”, escreveu seu representante Brian Alkerton em 9 de novembro de 2013.

Em julho de 2014, o Shopify expandiu sua integração de cripto ao anunciar uma parceria com a Coinbase uma parceria com a Coinbase: “A Coinbase oferece uma experiência de checkout de dois cliques e reembolsos simples que tornam a aceitação dos pagamentos do Bitcoin fácil e conveniente. No momento, todos os comerciantes do Shopify podem usar o Coinbase para aceitar o Bitcoin, e qualquer pessoa com uma conta bancária nos EUA pode converter seu Bitcoin em USD. ”

Agora, os usuários podiam escolher entre os dois prestadores de serviços, que ofereciam modelos de preços ligeiramente diferentes: a BitPay cobrava uma taxa de transação de um por cento em vendas casuais e uma taxa de zero por cento para assinantes mensais na época, enquanto a Coinbase cobrava zero por cento até US $ 1 milhão em processamento.

Além disso, o site do Shopify menciona que “ao contrário do processamento de cartões de crédito, os pagamentos do Bitcoin têm taxas baixas ou inexistentes”, enquanto fraudes e estornos são supostamente inexistentes devido à natureza do blockchain. Além disso, as plataformas de e-commerce listam pagamentos internacionais rápidos e nenhuma conformidade com o Payment Card Industry (PSI) como outros benefícios para o uso de criptomoedas em sua plataforma. O Shopify não divulgou nenhuma estatística sobre a frequência com que as criptomoedas são usadas em suas transações. No entanto, em 2014, após o primeiro ano completo com a opção de pagamento por cripto, supostamente faturou US $ 105 milhões, o dobro do que foi arrecadado no ano anterior.

Em novembro de 2013, a CheapAir.com, empresa sediada em Calabasas, tornou-se a primeira agência de viagens on-line do mundo a aceitar o Bitcoin como forma de pagamento de passagens aéreas. Para apresentar a opção, a CheapAir.com se uniu à Coinbase.

“O Bitcoin é muito fácil. Você pode fazer isso em dois cliques. É uma maneira muito mais fácil de pagar e também é muito mais segura “, o CEO Jeff Klee afirmou em uma entrevista para a Fox na época.

Ao responder se sua empresa está preocupada com a volatilidade do Bitcoin, Klee declarou que se sente “bem isolado”: “As companhias aéreas ainda não [aceitam] o Bitcoin, então temos que pagá-las em dólares americanos. Quando a venda chega, pegamos os Bitcoins [e] os trocamos quase imediatamente. ”

Além disso, o CEO da Cheapair.com enfatizou que o Bitcoin pode tornar a transação entre a empresa e os clientes mais barata, embora no seu final: “Os consumidores não sabem disso, mas há um custo de três por cento embutido em tudo que você compra. Bitcoin não tem esses. As taxas de transação são muito menores ”.

Em fevereiro de 2014, a agência de viagens acrescentou a opção de pagar por hotéis com criptomoeda, que também foi a primeira vez na indústria.

Relativamente em breve, um dos concorrentes da Cheapair.com seguiu seu movimento. Em junho de 2014, o Expedia.com, um site de reservas de viagens pertencente ao Expedia Group, se juntou às fileiras de empresas de cripto ao anunciar que aceitaria o Bitcoin como forma de pagamento para reservas de hotéis, também por meio de uma parceria com a Coinbase.

BitPay vs. Coinbase

Assim, os varejistas norte-americanos que escolheram dar suporte ao Bitcoin se uniram à Coinbase ou ao BitPay. Ambos têm seus benefícios e defeitos específicos.

Em 2017, a BitPay reportou o processamento de mais de US $ 1 bilhão em pagamentos de Bitcoin. “Já aumentamos nosso volume de pagamentos em dólares 328 por cento ano a ano a partir de 2016”, afirmou o processador. “No total, os comerciantes da BitPay estão recebendo US $ 110 milhões em pagamentos por Bitcoin por mês.”

Para aumentar o alcance e a popularidade do aplicativo, a BitPay anunciou o suporte ao Bitcoin Cash (BCH) em dezembro de 2017. Algumas semanas depois, a empresa confundiu a comunidade cripto: primeiro, a BitPay anunciou que aumentaria seu valor mínimo de transação para US $ 100. No entanto, apenas dois dias depois, a empresa recuou, fixando o valor em US $ 5.

Em fevereiro de 2018, alguns anos depois de garantir seus primeiros clientes entre os varejistas on-line, a Coinbase anunciou sua maior expansão no mundo do comércio eletrônico: o serviço de câmbio e carteira abriu o Coinbase Commerce, um serviço com o objetivo de ajudar mais varejistas on-line. Foi informado que o novo serviço poderia ser integrado ao fluxo de saída do comerciante ou adicionado como uma opção de pagamento em uma plataforma de comércio eletrônico. Adicionalmente, suportou Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum e Litecoin. A empresa anunciou no comunicado de imprensa:

“A nossa missão na Coinbase é criar um sistema financeiro aberto, por isso criamos esta solução para servir os comerciantes em todo o mundo. Ao contrário dos produtos comerciais anteriores que oferecemos, o Coinbase Commerce não é um serviço hospedado, por isso os comerciantes têm controle total sobre sua própria moeda digital.”

Na mesma época, a Coinbase atualizou sua política, supostamente suspendendo soluções “custodiais” para os comerciantes. Logo após o anúncio, o CEO da Cheapair.com, Jeff Klee, emitiu uma carta aberta aos clientes, onde argumentou que a nova política tornaria a aceitação do BTC mais difícil.

“Nossa intenção neste momento é usar o BitPay como um processador [agora]. Nós tivemos uma grande experiência com eles até agora e nossa integração está em grande parte completa. Mas nossa única preocupação é que o Bitpay não suporta as “carteiras de protocolo sem pagamento” [carteiras que não são compatíveis com BIP-70]. Então, se você não tem uma carteira compatível, você teria que pegar uma e usá-la como um estágio intermediário para o pagamento do Bitcoin ”, escreveu Klee.

Curiosamente, o movimento da Coinbase também pode ser o motivo pelo qual a Expedia parou de aceitar o Bitcoin por volta de 10 de junho (a Expedia.com confirmou posteriormente à Cointelegraph que seu negócio parou de aceitar o Bitcoin).

Abordagem chinesa: Blockchain sobre o Bitcoin

Os varejistas chineses chineses têm sido mais cautelosos ao interagir com criptomoedas, ao invés disso, concentram-se em sua tecnologia subjacente, blockchain, que ecoa a política do governo local.

Assim, em 2016, em uma conferência em Xangai, a Alipay – uma plataforma de pagamento online do titã chinês de e-commerce Alibaba – anunciou que pode desenvolver uma plataforma de serviços em nuvem baseada em blockchain.

“O uso do blockchain aumentará com os registros de transações armazenados nele”, declarou o vice-presidente do Alibaba Group, Gao Hongbing, na época.

Em maio de 2018, o fundador do Alibaba, Jack Ma, destacou a importância do blockchain, ao mesmo tempo em que observou que sua equipe “não se importa” com o Bitcoin.

No mesmo discurso, Ma afirmou que acredita fortemente no potencial do blockchain de abordar questões de privacidade e segurança de dados para a sociedade em todos os níveis – governos, corporações e indivíduos – em uma “era de big data”. Ele também enfatizou que a segurança é um prioridade máxima para o conglomerado de comércio eletrônico.

Em março, a preocupação veio com mais notícias relacionadas ao blockchain: a plataforma de e-commerce do Alibaba T-Mall começou a adotar a tecnologia para sua cadeia de fornecimento transfronteiriça através de uma parceria com a empresa de logística Cainiao, segundo a agênciade notícias local Xinhua. A colaboração usará blockchain para rastrear o país de origem das mercadorias, o método de envio, o porto de chegada e os detalhes do relatório alfandegário.

De acordo com dados publicados no final de agosto pelo jornal chinês iPR daily, o Alibaba alcançou o topo de uma lista que classifica as entidades pelo número de patentes relacionadas a blockchain registradas até o momento; o conglomerado de comércio eletrônico registrou impressionantes 90 patentes blockchain, superando até mesmo a IBM.

Mas o Alibaba não é o único ponto de comércio eletrônico chinês que pretende adotar blockchain. Em agosto de 2018, outra gigante do varejo local, a JD.com, introduziu seus próprios planos blockchain, ao revelar sua nova plataforma Blockchain-as-a-Service (BaaS) – apelidada de JD Blockchain Open Platform. A nova ferramenta visa permitir que as empresas criem, hospedem e implementem soluções de blockchain sem precisar desenvolver a tecnologia do zero. JD descreveu vários casos de uso possíveis para a plataforma:

“A tecnologia pode ajudar as empresas a simplificar procedimentos operacionais, como rastreamento e rastreamento do movimento de bens e doações de caridade, certificação de autenticidade, avaliação de propriedades, acordos de transação, direitos autorais digitais e melhorias de produtividade.”

O futuro pertence aos gigantes internacionais que não tenham medo de se envolver

Enquanto as empresas de comércio eletrônico dos EUA parecem estar ficando para trás depois de um começo promissor – com um número de jogadores deixando cair opções alternativas de pagamento – os players internacionais parecem ser muito mais ambiciosos.

No final de agosto de 2018, Daniel Shin, fundador da Ticket Monster (TMON), um importante mercado de comércio eletrônico coreano que possui US $ 4 bilhões em vendas totais, revelou que arrecadou US $ 32 milhões de vários investidores – incluindo os laboratórios Binance. , OKEx e Huobi Capital – para construir um stablecoin chamado Terra. De acordo com o livro branco da Terra, o protocolo mantém uma “reserva de estabilidade” composta de depósitos de usuários com recompensas variadas para garantir que o sistema seja super-reservado.

Como Shin explicou à TechCrunch, o objetivo da Terra é oferecer uma nova opção de pagamento que permita o desvio de redes de pagamento existentes, como a Visa, que recebem seus cortes no processo. O uso do token será estimulado por meio de descontos especiais.

Curiosamente, o Terra está pronto para um salto, dado que o grupo que apóia a Stablecoin, a Terra Alliance, inclui players de comércio eletrônico do tamanho de Woowa Brothers, Qoo10, Carousell, Pomelo e TIKI – juntos, essas empresas ganham cerca de US $ 25 bilhões em vendas . O token poderia ser gasto em cada um desses serviços.

Da mesma forma, a maior empresa de comércio eletrônico do Japão, a Rakuten, com uma capitalização de mercado de mais de US $ 12,5 bilhões, anunciou planos de lançar sua própria criptomoeda como parte de um novo programa de fidelidade baseado em blockchain no início deste ano.

Chamada de moeda Rakuten, o ativo supostamente servirá como uma “moeda sem fronteiras”, reforçando a visão da Rakuten de se diferenciar de seus concorrentes de varejo on-line, como Amazon, Alibaba ou eBay. O CEO da empresa, Hiroshi Mikitani, elaborou:

“Basicamente, nosso conceito é recriar a rede de varejistas e comerciantes. Nós não queremos desconectá-los de seus clientes, mas funcionar como um catalisador. Essa é a nossa filosofia, como capacitar a sociedade, não apenas fornecer mais conveniência”.

Além disso, no final de agosto de 2018, a Rakuten revelou um acordo de 265 milhões de ienes (US $ 2,4 milhões) para adquirir a casa de câmbio cripto doméstica Everybody’s Bitcoin. A compra ocorrerá em 1º de outubro.

De acordo com a Rakuten, “está considerando a entrada no setor de troca de criptomoedas”, pois acredita que “o papel dos pagamentos baseados em criptomoedas no e-commerce, varejo offline e pagamentos P2P [peer-to-peer] crescerá no futuro.”

Enquanto a maioria dos varejistas on-line amigável a cripto vêm da Ásia, a América Latina tem pressionado pela adoção em massa: a Via Varejo, um dos maiores varejistas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do Brasil, uniu-se ao serviço de pagamento blockchain Airfox. Airfox é um serviço financeiro móvel lançado em fevereiro de 2018 em Boston, MA. Projetado para economias emergentes, ele permite fazer pagamentos fiat e blockchain via sua moeda AirToken (AIR), um token baseado em ERC-20.

A Via Varejo está agora integrando a plataforma de banco digital da Airfox em suas plataformas de comércio eletrônico, bem como em quase 1.000 de suas lojas off-line. Os clientes poderão comprar mercadorias na Casa Bahia pagando diretamente via Airfox, ou poderão usar microempréstimos fornecidos pelo grupo varejista.

O comunicado à imprensa destaca a importância da colaboração para a adoção em massa de serviços de pagamento baseados em blockchain, permitindo que a plataforma “estenda sua carteira digital móvel à base nacional de clientes da Via Varejo e impulsione a adoção mainstream”.

Fonte: Cointelegraph

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