Pesquisa indica que preço das criptomoedas é afetado por seus desenvolvedores
Após o lançamento de uma prévia de um relatório, pesquisadores correlacionam o código das criptomoedas com os preços
Andrea Baronchelli, pesquisadora do Tema de Ciência de Dados Econômicos, disse ao Cointelegraph que mais pesquisas sobre o tema da correlação de código/preço das criptomoedas podem estar no horizonte após o recente lançamento de uma prévia de uma pesquisa ampla que vem sendo conduzida por sua equipe.
“Este é realmente o primeiro passo”, disse Baronchelli sobre a recente prévia , intitulada Do código ao mercado: rede de desenvolvedores e retornos correlatos de criptomoedas . “Planejamos analisar o que acontece quando vários desenvolvedores trabalham nos mesmos dois projetos e a semântica das edições que fazem”, observou ele, acrescentando:
“Planejamos explorar se há efeitos de rede mais gerais que afetam simultaneamente o comportamento do mercado de grupos maiores de criptomoedas”.
Prévia encontrou correlação de código e desenvolvedor de criptoativos
Em sua prévia lançada na semana passada, a equipe encontrou uma conexão entre os preços das criptomoedas e os desenvolvedores que trabalharam no código desses ativos.
As criptomoedas, por natureza, mantêm uma reputação como entidades separadas. O relatório, no entanto, descobriu que os preços dos ativos podem agir de uma certa maneira com base nos desenvolvedores por trás deles.
O estudo nasceu de uma simples observação
O público das criptomoedas entende que a frase “código é lei” significa falta de correlação entre ativos devido a seus diferentes fundamentos. Este foi o ponto de partida da pesquisa da equipe.
No entanto, ao entrar no estudo, Baronchelli disse que o grupo já havia se conscientizado do impacto que as redes de colaboração têm em um grande número de campos, abrangendo a dimensão do código aberto, bem como o mundo científico em geral.
Usando o GitHub, Baronchelli disse que a equipe analisou em quais ativos os desenvolvedores individuais haviam trabalhado, observando qualquer sobreposição. O estudo descobriu que 4% dos desenvolvedores contribuíram para a base de código de vários ativos de criptomoedas.
A partir daí, o grupo hipotetizou um efeito no preço de cada ativo, resultante dessas correlações subjacentes. “Os dados mostraram que estávamos certos”, disse Baronchelli. “Depois que um link é criado entre códigos, os retornos das criptomoedas correspondentes começam a se correlacionar, em média.”
Nos últimos anos, as altcoins frequentemente subiram de preço juntas, conquistando a cunhagem do termo ” altseason “. Outras vezes, certos criptoativos historicamente se moviam juntos em grupos menores. Essa pesquisa adicional de Baronchelli e da equipe pode levar a uma explicação subjacente dessa atividade de preços, além da simples mentalidade de rebanho no trabalho.
LEIA MAIS
- Correlação real? Alta no preço do Bitcoin acontece com a impressão de mais dinheiro pelo Fed
- Pirâmides e golpes com Bitcoin podem afetar o preço do BTC
- O que o GBTC Falling Premium da Grayscale nos diz sobre o preço do Bitcoin?
- Mercado Bitcoin pode ter custodiado BTC de operador de suposta pirâmide financeira ArbCrypto
- Usuários da Upbit de fora da Coréia do Sul têm saques bloqueados por questões fiscais e KYC, segundo a exchange
- Coronavírus adia conferências de criptomoedas nos EUA
- Justiça de São Paulo diz que Urpay também é responsável por desfalques da Unick Forex