Fundador do Twitter convence FTX a adotar Lightning Network do Bitcoin
Após uma conversa com o cofundador e antigo CEO do Twitter, Sam Bankman-Fried deu a entender que a FTX tentará integrar suas atividades a Lightning Network do Bitcoin (BTC).
Jack Dorsey, que abandonou o cargo de CEO Twitter no final de 2021 para focar no desenvolvimento de sua empresa de pagamentos Block, parece empenhado em mudar a visão do bilionário cripto e líder da FTX.
Tudo começou quando SBF, como é conhecido popularmente no mercado, afirmou em uma entrevista recente que o Bitcoin (BTC) não conseguirá se firmar como uma rede de pagamentos em larga escala.
As críticas de SBF e a resposta de Dorsey
Segundo o CEO da popular exchange, a rede da maior criptomoeda do mundo seria ineficiente e prejudicial para pagamentos em larga escala, devido ao seu modelo de mineração que usa prova de trabalho (PoW). Dessa forma, a rede Bitcoin gastaria muita energia e exigiria um alto custo financeiro para processar um grande número de transações.
Para Sam Bankman-Fried, que recentemente se tornou um dos maiores acionistas do Robinhood, criptomoedas com redes que utilizam o método de prova de participação (PoS) levariam vantagem em relação ao BTC neste quesito. Isso se daria por essas blockchains oferecerem “milhões de transações por segundo” de forma “extremamente eficientes, leves e com menor custo de energia”.
Apesar disso, SBF enfatizou que vê o Bitcoin com bons olhos, afirmando que o ativo pode atuar de forma semelhante ao ouro e ser usado como uma reserva de valor. No entanto, o fundador do Twitter, conhecido por ser um dos maiores entusiastas do BTC, parece não concordar com o empresário.
Através da rede social que criou, Jack Dorsey perguntou a SBF porque ele não havia comentado sobre a Lightning Network. Atualmente, a rede é a principal solução de dimensionamento da blockchain do Bitcoin, oferecendo transações mais rápidas e baratas para aqueles que desejam transacionar a criptomoeda – sendo utilizada inclusive pelo governo de El Salvador.
O líder da FTX disse que seria inviável na entrevista comentar sobre os diversos projetos de escalonamento da rede Bitcoin. No entanto, Dorsey enfatizou novamente que a Lightning Network é “fácil” de ser entendida e explicada, sendo “projetada para tornar mais rápida a movimentação de Bitcoin para transações diárias.”
Por fim, Sam Bankman-Fried se deu por vencido, mostrando interesse em trabalhar com o time de desenvolvedores da FTX para integrar a rede em sua exchange, o que poderia reduzir os custos dos seus clientes em relação a saques e transferências na criptomoeda.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Lightning Network atinge novo recorde
Curiosamente, enquanto os dois astros da indústria cripto discutiam sobre a Lightning Network, a rede atingia um novo recorde de capacidade.
“A capacidade da Lightning Network do Bitcoin continua atingindo máximas históricas de níveis.”
No último final de semana, a Lightning Network atingiu o valor de 3.700 unidades de Bitcoin armazenados. Há 12 meses atrás, esse montante era de apenas 1.300 BTC.
No entanto, a rede ainda precisa trilhar um grande caminho de adoção, visto que o recorde atual corresponde a menos de um milésimo da oferta circulante do Bitcoin na atualidade. Nesse sentido, integrações com exchanges como a FTX podem impulsionar a adesão da rede, contribuindo para o BTC ser usado cada vez mais como forma de pagamento ao redor do mundo.
O artigo Fundador do Twitter convence FTX a adotar Lightning Network do Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.