Funcionários da Petrobras são alvos de tentativa de extorsão de bitcoin
Empregados da Petrobras sofreram uma tentativa de hack nesta manhã que exigiu pagamentos de bitcoin para que suas informações privadas não fossem divulgadas na internet.
De acordo com a coluna do jornalista Ancelmo Gois do Globo, centenas de funcionários da Petrobras sofreram uma tentativa de ataque hacker nesta quarta-feira, 10 de fevereiro.
Segundo o colunista, os empregados da companhia receberam mensagens nesta manhã escritas em “português de Portugal” de possíveis golpistas.
A mensagem maliciosa exigia que os funcionários pagassem US$ 800 em bitcoin, o equivalente a 4.300 reais, para que suas informações pessoais não fossem divulgadas na internet.
Os golpistas afirmam que estão em posse de segredos dos funcionários coletados através de campanhas de phishing.
Até o momento, não houve nenhuma divulgação oficial da Petrobras ou de representantes dos funcionários com mais detalhes sobre sobre o possível ataque hacker.
Extorsão de bitcoin no Brasil seguem acontecendo em 2021
Os ataques ransomware que miram grandes empresas brasileiras continuam a um ritmo acelerado neste começo de ano.
Neste tipo de ataque, os hackers infectam a rede alvo com malwares, roubam dados e criptografam arquivos para interromper o funcionamento dos sistemas.
Em seguida, os golpistas exigem que a empresa faça um pagamento em criptomoedas, geralmente bitcoin, como condição para ter de volta o acesso à rede.
De acordo com a empresa de inteligência blockchain Chainalysis, o número de ataques ransomware bateu recorde em 2020.
A estimativa é que os hackers extorquiram quase R$1,8 bilhão de criptomoedas de suas vítimas, um aumento de 311% em comparação a 2019.
No dia 8 de fevereiro, a Eletronuclear, empresa da Eletrobras responsável pelas usinas nucleares de Angra dos Reis, foi alvo de um ataque ransomware.
Na ocasião, os hackers invadiram os servidores da sua rede administrativa. A empresa afirmou, no entanto, que os invasores não tiveram acesso ao sistema operacional das usinas Angra 1 e Angra 2.
Em janeiro, conforme noticiou o BeInCrypto, a Ultrapar também sofreu um ataque ransomware nos seus sistemas, comprometendo o abastecimento de combustível em postos de todo o país.
Ainda na semana passada em 1º de fevereiro, a Copel, estatal de energia do Paraná, ficou dias com seu sistema bloqueado depois que sofreu um ataque cibernético.
Assim como nos casos anteriores, os hackers exigiam que a companhia fizesse um pagamento de criptomoedas, o que a Copel se negou a fazer.
O artigo Funcionários da Petrobras são alvos de tentativa de extorsão de bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.