“Fuja de retorno garantido com criptomoedas”, diz youtuber do Me Poupe
Em uma participação especial na live do canal E-Investidor, do Estadão na quarta-feira (19), a youtuber do canal Me Poupe!, Nathalia Arcuri, que é especialista em finanças, deu algumas dicas de onde não se investir de maneira a ajudar o investidor iniciante a escolher como entrar nesse mundo.
Arcuri lista um total de seis investimentos para se evitar, são eles: Fundos de previdência privada que cobram taxa de carregamento, poupança, fundos DI de grandes bancos, títulos de capitalização, consórcios, e investimentos de “rentabilidade garantida” acima de 0,30% ao mês.
Fundos de previdência privada podem cobrar a chamada “taxa de carregamento”, significando que parte do seu investimento já ficará retida toda vez que você colocar dinheiro no fundo. Já no caso da poupança, ela opera atualmente com um rendimento real considerado negativo, com a taxa Selic de 2% ao ano, conforme decisão do Banco Central de 05 de agosto.
De acordo com texto do E-Investidor, com uma taxa juros igual ou abaixo de 8,5% no ano, e 70% da taxa Selic somado à Taxa de Referência (TR), o atual retorno da poupança seria de 1,4% no ano, que com descontos da inflação nesse período chegaria no resultado de -0,23% de rendimento.
O terceiro investimento ruim mencionado por Nathalia Arcuri são os fundos DI de grandes bancos, ou de bancos tradicionais, que também são conhecidos como fundos de renda fixa. Esses fundos se baseiam principalmente com base em títulos do Tesouro Direto que também operam com base na taxa Selic.
A lógica então é similar à da poupança, o rendimento de 2% ao ano garantido pela Selic desaparece ao colocar a inflação e taxas administrativas no cálculo. “Pelo amor de Deus, saia daí e fuja o mais rápido possível”, apela Arcuri durante a live.
Em seguida, a youtuber alerta sobre os títulos de capitalização, “que nem investimento é, mas que te vendem como investimento”. Esses títulos são uma forma de guardar dinheiro enquanto se concorre a prêmios, e são oferecidos principalmente pelos bancos tradicionais.
A rentabilidade desses títulos são muito próximas a zero e operam com taxas muito similares a da poupança. Além disso, seu dinheiro fica retido até o final do período vigente. Se você não for sorteado, terá seu dinheiro de volta sem praticamente nenhum retorno.
Os consórcios são oferecidos na mesma lógica que os títulos de capitalização, segundo Arcuri: “Consórcio é outro tipo de coisa, não é investimento”. Trata-se de uma espécie de compra parcelada em grupo para adquirir algum bem.
De acordo com a Associação Brasileira de Administração de Consórcios, “o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos”. No final das contas, não gera rendimento e, portanto, não é um investimento.
Por fim, a influencer alerta para se tomar cuidado com todos os investimentos que prometem rentabilidade garantida acima de 0,30% ao mês. “O número de golpes aplicados contra investidores cresceu muito durante a pandemia, e são golpes que tem se usado de criptomoedas, principalmente como fachada para se colocar esquemas”.
Arcuri apela para não acreditar e confiar em nada que pareça “muito bom para ser verdade”. Ela argumenta que existem sim investimentos de rentabilidade garantida, mas “o máximo que você vai encontrar é 9% ao ano”, e que qualquer coisa que promete “dobrar seu dinheiro em menos de um ano é fraude, então fuja disso”.
“Rendas fixas, pré-fixadas, encontradas nas corretoras de valores que são credenciadas na CVM, você pode confiar”, concluiu a jornalista, que afirmou que a desinformação faz com que investidores iniciantes se tornem presas fáceis para esses esquemas.
O post “Fuja de retorno garantido com criptomoedas”, diz youtuber do Me Poupe apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.