Credores da FTX criticam plano de reestruturação da exchange

O comitê oficial de credores da FTX disse que o plano atual acrescentaria custos e atrasaria um processo de falência que já é altamente custoso em termos financeiros.

Um órgão que representa os clientes da FTX disse que está “extremamente desapontado” com o plano de reestruturação da exchange e alega que foi ignorado pela equipe da FTX.

Em um documento datado de 31 de julho, o Comitê Oficial de Credores Não Garantidos (UCC) da FTX disse que, apesar de repetidas solicitações e promessas anteriores da equipe de reestruturação da exchange, “não houve uma única ligação ou reunião” entre as partes para discutir o plano de reestruturação divulgado recentemente pela empresa.

O plano descreve e categoriza as reivindicações dos clientes em diferentes classes e projeta o relançamento da FTX como uma exchange offshore. O UCC advertiu que apresentaria seu próprio plano para que os clientes da FTX pudessem optar entre as duas propostas, caso continue a ser ignorado.

Trecho do processo da UCC alegando que a equipe de reestruturação da FTX não a consultou. Fonte: Kroll

O UCC discordou do que considerou ser um arquivamento tardio do plano para criar “uma aparência de progresso” em relação ao processo. Explicou também que o plano era unilateral e ignorava amplamente as sugestões feitas pelo UCC durante discussões prévias.

“Simplificando, os Devedores optaram por apresentar publicamente suas ideias através do plano.”

Outra preocupação foi o fato de o plano não nomear alguém com experiência relevante em criptomoedas para administrar a nova FTX.

O plano também prevê a criação de um token de recuperação em conformidade com a regulamentação para alocar valor para os clientes mais afetados pelo colapso da FTX, a fim de obter o apoio dos “milhões de clientes e credores cujos votos são necessários para confirmar a aprovação do plano”, disse.

Além disso, o UCC alegou que o plano atual incorrerá em mais custos e novos atrasos na resolução do processo. Por fim, afirmou que não teria escolha a não ser apresentar seu próprio plano “e contará com os votos de clientes e credores a seu favor.”

No entanto, ela ficou satisfeita com o fato de a equipe de reestruturação ter sinalizado uma disposição de alterar o plano para incluir as recomendações do UCC, dizendo que as negociações começarão muito em breve.

Os Devedores apresentaram um modelo para um plano de reorganização na noite passada. As negociações em nível comercial entre o Comitê e os Devedores sobre os termos do plano ainda não aconteceram, mas começarão muito em breve.

— Official Committee of Unsecured Creditors of FTX (@FTX_Committee)

“Isso exigirá disposição por parte dos Devedores para ouvir e se envolver e não tentar substituir seu julgamento pelo das partes que realmente conhecem e entendem os mercados de criptomoedas”, acrescentou.

LEIA MAIS

Você pode gostar...