Da filantropia aos benefícios fiscais: em entrevista, Connie Gallippi explica como o Bitcoin ajuda a sociedade
As ONGs são tradicionalmente as últimas a adotar novas tecnologias, mas a BitGive quer mudar isso.
Em entrevista exclusiva ao Cointelegraph, Connie Gallippi, fundadora da BitGive, conta como o Bitcoin pode ser usado para potencializar as ações filantrópicas e as causas de caridade em todo o mundo.
Rafaela Romano: A BitGive sempre esteve envolvida com causas sociais, combinando o potencial das criptomoedas com benefícios para a sociedade. Nos últimos anos, qual caso, em termos de impacto social, chamou mais sua atenção?
Connie Gallippi: Tivemos muitos projetos incríveis nos últimos anos que receberam bastante atenção. Em 2018, fizemos uma parceria com a Code to Inspire, uma escola de programação para mulheres jovens no Afeganistão, para arrecadar fundos para laptops e computadores adicionais para alunos. Este ano, uma de nossas maiores iniciativas foi nosso Fundo de Alívio de Emergência COVID, que forneceu ajuda a instituições de caridade conhecidas Direct Relief, GiveDirectly e One Fair Wage durante a pandemia COVID.
Mais recentemente, lançamos com duas organizações muito conhecidas, Black Girls Code e Heifer International, um projeto para apoiar seus esforços em fornecer oportunidades mais equitativas para populações carentes e fornecer aos agricultores acesso a tecnologias e equipamentos que transformarão suas operações, respectivamente.
Rafaela Romano: BitGive é a primeira organização sem fins lucrativos reconhecida pelo governo dos Estados Unidos, por que e como o Bitcoin é uma ferramenta mais eficaz para doar ou desenvolver iniciativas sociais e ambientais? Como são os benefícios disso no terceiro setor?
Connie Gallippi: Estamos muito orgulhosos de nosso status 501 (c) 3 e existimos para ajudar outras organizações sem fins lucrativos a aprender como podem usar bitcoin e outras criptomoedas para apoiar seus esforços filantrópicos. Nossa plataforma de doação, GiveTrack, permite que ONGs arrecadem fundos e alavanquem a tecnologia de criptomoeda e blockchain para todos os benefícios que oferecem; incluindo transparência, responsabilidade e acessibilidade. Embora o dinheiro geralmente reine quando se trata de doações, queremos oferecer a outras organizações sem fins lucrativos diversas opções de pagamento.
As ONGs são tradicionalmente as últimas a adotar novas tecnologias, porque estão carentes de recursos e não estão em posição de ser inovadoras e assumir riscos, mas acreditamos que essa inovação é um risco que vale a pena correr pelos benefícios subsequentes – adoraríamos obter a ponto de todas as ONGs serem capazes de usar essa tecnologia em seu potencial máximo.
Rafaela Romano: Recentemente, o Cointelegraph relatou que a Covid-19 incentivou organizações sem fins lucrativos a aceitar criptomoedas. Como a crise desencadeada pela coronavírus catalisou essa adoção por organizações sem fins lucrativos?
Connie Gallippi: Por um lado, a crise global e local reduziu a capacidade de muitas organizações sem fins lucrativos de arrecadar fundos – houve paralisações em massa, número reduzido de eventos de arrecadação de fundos e devastação econômica generalizada. A mudança para tornar tudo virtual permitiu que as empresas continuassem suas atividades de alguma forma e abrissem seu público para um público sem fronteiras. Se as organizações sem fins lucrativos estão mudando para atingir um público virtual global, o bitcoin e outras criptomoedas fornecem uma ótima maneira para esses indivíduos doarem.
Em muitos países, existem benefícios fiscais para iniciativas sociais. Como seria esse processo com as criptomoedas? A BitGive tem trabalhado em maneiras de colocar criptomoedas neste circuito institucional?
Connie Gallippi: Sim, estamos localizados nos Estados Unidos, onde o Bitcoin e outras criptomoedas são consideradas propriedade e podem ser doadas como “presentes em espécie” com benefícios fiscais, permitindo uma baixa direta da receita ou como uma compensação para adquirir ganhos de capital, que têm uma responsabilidade fiscal. A BitGive, como a primeira iniciativa em Bitcoin e Blockchain sem fins lucrativos oficialmente no 501 (c) 3, oferece este benefício fiscal para doadores desde 2014.
Fizemos parceria com empresas tributárias de criptomoeda no passado, bem como atualmente com a Bitcoin.Taxes, para oferecer esse benefício fiscal de forma totalmente integrada às pessoas que o procuram.
Além desse benefício fiscal que podemos oferecer aos nossos doadores, também somos uma organização isenta de impostos, o que significa que todas as doações que recebemos são isentas de impostos para nós, e quaisquer ganhos de capital que obtivermos de manter em bitcoin e criptomoeda também são livre de impostos! Resumindo, isso significa que todas as doações que recebemos estão sendo bem utilizadas e as doações em BTC que aumentam de valor com o tempo nos permitem fazer ainda mais trabalho de impacto social.
Rafaela Romano: Os usuários de criptomoedas podem não ser os principais doadores de causas sociais. Da mesma forma, os gerentes de iniciativas sociais podem não ser os maiores entusiastas da criptomoedas. Como funciona e qual a vantagem do encontro entre essas pessoas?
Connie Gallippi: Acho que isso era potencialmente verdade antes que indivíduos e organizações sem fins lucrativos fossem mais informados sobre os benefícios da criptomoeda. Estamos trabalhando ativamente para mudar essa dinâmica e educar organizações sem fins lucrativos por meio de nosso trabalho na BitGive. Estamos engajados com usuários de criptomoedas para mostrar casos de uso da tecnologia no mundo real, além de ser um veículo de investimento, ao mesmo tempo em que causa um impacto social positivo.
Além disso, estamos alcançando organizações sem fins lucrativos e apresentando-lhes essa tecnologia de ponta como uma forma de ampliar seu alcance, melhorar sua eficiência e eficácia, economizar dinheiro e tempo, reduzir fraudes e ser mais transparentes e responsáveis. Acho que, agindo como um parceiro dessas organizações sem fins lucrativos, podemos orientá-las de forma eficaz no processo de como começar a aceitar criptomoeda como um método de doação viável. Muitos dos obstáculos são educacionais, e fizemos parcerias com muitas causas diferentes e fornecemos recursos sobre como configurar uma carteira, como usar bitcoin para comprar itens ou serviços e / ou sacar suas doações e, finalmente, como fazer isso para se no futuro.