Investidores franceses processaram a Binance por mais de 2,4 milhões de euros em perdas

A Binance France e a Binance Holdings Limited estão sendo processadas por supostas práticas comerciais enganosas e ocultação fraudulenta.

A Binance France e sua controladora Binance Holdings Limited estão sendo processadas por 15 investidores na França por supostas práticas comerciais enganosas e ocultação fraudulenta, de acordo com relatos da mídia local.

Em uma reclamação apresentada em 14 de dezembro, os demandantes alegaram que a Binance violou as leis francesas ao anunciar e distribuir serviços cripto antes de receber o registro das autoridades do país. Conforme relatado pelo Cointelegraph, o regulador do mercado financeiro da França, a Autorité des Marchés Financiers, concedeu à Binance uma licença como provedora de ativos digitais em maio de 2022. A licença permitiu que a exchange de criptomoedas oferecesse serviços como custódia de ativos e negociação de criptomoedas.

A denúncia supostamente contém capturas de tela mostrando a atividade de mídia social da Binance antes de sua licença, incluindo um canal do Telegram apelidado de “Binance French”. Os demandantes também afirmam ter perdido mais de 2,4 milhões de euros após o colapso do TerraUSD (UST), enquanto a Binance anunciou o token como lastreado em dólares dos Estados Unidos.

Em uma postagem no blog, a Binance France respondeu a perguntas sobre o caso. Segundo ele, a empresa não realizou nenhuma comunicação promocional na França durante o período em questão e observou que “os grupos do Telegram são fóruns da comunidade global”, permitindo assim que os usuários criem e participem de canais voluntariamente.

A Binance também abordou questões relacionadas ao anúncio da stablecoin Terra no país. A empresa observou que sua comunicação apresenta a participação na Binance como “segura, e não os tokens subjacentes”. A exchange também observou que sempre inclui avisos de risco de mercado para produtos cripto e reforçou ainda mais suas descrições.

Conforme relatado pelo Cointelegraph, uma série de eventos dramáticos em maio de 2022 resultou em uma queda sem precedentes no preço do token LUNA e sua stablecoin associada TerraUSD (UST), que foi projetada para manter a paridade algorítmica com o dólar dos Estados Unidos, mas perdeu seu peg e caiu para menos de US$ 0,30.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...