Artista de grafite francês inova e recebe grande quantidade de doações em criptomoedas por mural

Pascal Boyart, um grafiteiro francês conhecido por murais que contêm prêmios ocultos de criptomoedas, postou no Reddit que recebeu um Bitcoin inteiro de doação por seu mural

Há uma nova onda de artistas de rua que solicitam doações de criptomoedas por meio de códigos QR e, Pascal Boyart, um grafiteiro francês conhecido por murais que contêm prêmios ocultos de criptomoedas para que pessoas possam encontrá-los, postou no Reddit que ganhou um bitcoin completo dois dias atrás (atualmente cerca de S$ 4.000) por sua obra intitulada “Liberté Guidant le Peuple”, pintado este ano em Paris.

Até o momento da grande contribuição de um BTC, o total de criptomoedas arrecadado era de 0,16 Bitcoins, 5 Bitcoins Cash e 1,25 Litecoin (juntos valem cerca de US$ 1.400 no momento desta publicação). O artista diz que recebeu esta quantia desde que publicou três murais com códigos de doação QR em torno de Paris no ano passado.

Boyart não sabe a identidade de seu benfeitor e esta é a primeira vez que ele recebe uma fatia tão grande de moedas de um único doador anônimo. As doações de Bitcoin que Boyart geralmente recebe por sua arte pública ficam entre alguns centavos e vários dólares. Em seu site, Boyart conta influências como Pieter Bruegel, Jackson Pollack e Georges Seurat.

As peças de Boyart incorporam o bitcoin através de mais do que apenas um código QR. Seu trabalho faz parte de uma nova tendência de artistas que oferecem prêmios de bitcoins através de suas pinturas. Começando com Marguerite de Courcelle em 2014, pintora inclinada às criptomoedas introduziu um quebra-cabeças em seus trabalhos que, quando resolvidos, destravam uma certa quantidade de bitcoins para o decodificador.

“Liberté Guidant le Peuple” continha 0,26 bitcoins escondidos, que Boyart colocou em sua obra em homenagem ao décimo aniversário do bloco de gênese do bitcoin. Ele forneceu a chave pública e convidou os espectadores a descobrir a chave privada para receber o que agora vale cerca de US$ 1.044.

Parece que alguém resolveu o quebra-cabeça cerca de uma semana depois que o desafio foi postado. Quebrar o código significava encontrar 12 palavras de recuperação para as chaves da carteira contendo o bitcoin prometido. O processo não pareceu fácil e revelou uma mensagem relacionada ao movimento populista ‘yellow jackets’ da França, com as palavras: “banqueiro usura mentira, pessoas lutam por esperança, sindicato cidadão levará ao triunfo horizonte amarelo.” O prêmio bitcoin foi fornecido pelo patrocinador Alistair Milne, que uma vez descreveu ele mesmo como um “profissional de bitcoin certificado” em seu blog pessoal.

Embora o site de Boyart observe que ele é o “primeiro pintor de murais a colocar um código QR Bitcoin em suas pinturas para doações”, pelo menos um outro artista de rua interessado em criptomoedas tem solicitado doações por algum tempo. Ele usa o nome Cryptograffiti e tem recebido micropagamentos dessa forma por sua arte pública relacionada as criptos desde 2011. Sua arte de rua consiste em imagens de aparência corporativa que incluem sutilmente o símbolo bitcoin, frequentemente colocado em caixas eletrônicos ou próximos a bancos.

Publicar um código QR não vem sem riscos. Há sempre a preocupação de que alguém possa “seqüestrar” seu código, como diz um Redditor, substituindo-o por um código QR que leva ao endereço pessoal de outra carteira. Boyart tenta contornar isso pintando o URL do seu site sob o código QR, para que as pessoas que desejam doar dinheiro possam verificar seu endereço no site.

A iniciativa de Boyart bota em prática uma das grandes utilidades das criptomoedas – formas alternativas de crowdfunding. Como informado pelo Cointelegraph Brasil, as criptomoedas podem ser uma ótima alternativa para levantamento de fundos e patrocínios.

Você pode gostar...