Fundador da casa de câmbio Bitcoin Mt. Gox Mark Karpeles contesta processo judicial de litígios apresentado em Illinois
Mark Karpeles insiste que o Tribunal Distrital do Norte de Illinois não tem jurisdição pessoal sobre ele, já que ele é um cidadão francês atualmente residindo no Japão.
O fundador da agora extinta casa de câmbio Bitcoin (BTC) Mt. Gox Mark Karpeles entrou com uma moção para negar provimento a um processo legal movido contra ele em Illinois, de acordo com um relatório da Financiagens de 25 de agosto.
A ação coletiva em questão foi originalmente apresentada em Illinois por Gregory Greene e Anthony Motto, dois ex-clientes da Mt. Gox, que tentou responsabilizar Karpeles pelo dinheiro que perderam no colapso da casa de câmbio e falência em 2014. O site da Lei 360 relata que os queixosos acusaram o acusado de conversão criminal, negligência e fraude.
Os demandantes alegaram que o Mizuho Bank, Ltd., que atendia a conta oficial da casa de câmbio Mt. Gox, era uma armadilha, como eles poderiam depositar dinheiro em suas contas, mas não podiam retirá-lo deles. Eles afirmam que Karpeles conduziu seus negócios no estado norte-americano de Illinois através da casa de câmbio Mt. Gox e sua empresa-mãe Tibanne K.K.
Mais tarde, em agosto, o Juiz Distrital dos EUA, Gary Feinerman, pediu ao tribunal que nomeasse Karpeles como o principal réu da ação. A audiência foi realizada na terça-feira, 28 de agosto, mas Karpeles respondeu a tempo antes do prazo final para se opor ao caso.
De acordo com o artigo da Financefeed, Mark Karpeles apresentou uma moção para rejeitar o caso de Greene e Motto, insistindo que o Tribunal Distrital do Norte de Illinois não tem jurisdição pessoal sobre ele devido ao fato de ser um cidadão francês atualmente residindo no Japão.
Karpeles argumentou ainda que ele “não propositalmente dirigiu suas atividades no estado do foro ou propositalmente se valeu do privilégio de conduzir negócios naquele estado”, nem o “dano alegado surge das atividades relacionadas ao fórum do réu”.
Em 23 de agosto, o Monte A Gox começou a aceitar reivindicações de seus credores como parte de seus procedimentos de reabilitação civil, como reportou a Cointelegraph na semana passada.
A Mt. Gox foi fundada em 2010 e, em 2013, tornou-se a principal casa de câmbio de Bitcoins do mundo, alegadamente processando mais de 70% de todas as transações de BTC em todo o mundo naquele momento.
Ele enfrentou pela primeira vez desafios em junho de 2013, quando todas as retiradas foram suspensas por duas semanas. Em fevereiro de 2014 O site da Mt. Gox ficou às escuras, o serviço de câmbio foi fechado e a empresa finalmente entrou com pedido de falência.