Ex-executivo do UBS cria plataforma de emissão de títulos digitais
Um ex-executivo do banco de investimentos UBS, Claude Waelchli, lançou uma plataforma de emissão de títulos digitais sediada nos Estados Unidos chamada Tokenyz.
Um ex-executivo do banco de investimentos UBS, Claude Waelchli, lançou uma plataforma de emissão de títulos digitais sediada nos Estados Unidos chamada Tokenyz.
De acordo com um comunicado de imprensa de 27 de novembro, Claude Waelchli – que trabalhou por 12 anos no UBS ocupando diversos cargos executivos – lançou a plataforma Tokenyz, dedicada à emissão de títulos digitais.
Waelchli diz que o setor financeiro pode se beneficiar de títulos mobiliários digitais para otimizar processos manuais, agilizar acordos, criar liquidez e minimizar os valores de negociação.
No caso, Waelchli pretende conectar “empresas de tecnologia com imensa capacidade de tokenização, mas pouca experiência financeira, e empresas de serviços financeiros vinculadas aos seus modelos de negócios tradicionais”. Waelchli diz: “É nossa firme convicção que a digitalização de títulos tradicionais criará oportunidades de crescimento exponencial nos próximos anos.
Outras iniciativas recentes de títulos digitais
No final de agosto, a SEC dos EUA fez o registro da Securitize, uma plataforma de valores digitais apoiada pela exchange cripto Coinbase. O registro permite à Securitize operar como detentora oficial de registros sobre alterações de propriedade de valores mobiliários.
Recentemente, a Deutsche Börse Venture Network (DBVN) fez parceria com a fintech alemã Cashlink, permitindo que investidores institucionais obtenham títulos digitais. O diretor da DBVN, Peter Fricke, comentou: “Com esta nova parceria, podemos simplificar o processo de captação de capital para startups em nossa rede, tudo isso dentro da estrutura regulatória existente”.