Ex-presidente da Suíça acredita que país será líder em DLT e tecnologias disruptivas

O ex-presidente da Suíça e novo membro do conselho da CV VC fala sobre as iniciativas únicas para fazer da Suíça um pólo de criptomoedas.

Johann Schneider-Ammann, que foi Presidente da Suíça até 2016, ingressou recentemente no conselho da Crypto Valley Venture Capital, ou CV VC. A CV VC é uma startup que investe em empresas de criptomoedas na região de Zug, na Suíça, o “vale cripto” da empresa homônima.

Em resposta ao Cointelegraph, Schneider-Ammann creditou à CV VC a criação de “seu próprio ecossistema”, mas viu a blockchain como um fator importante no futuro da Suíça:

“Estou fascinado pelo potencial dessa nova tecnologia e estou convencido de que isso nos dá na Suíça uma oportunidade única de nos tornarmos líderes na tecnologia do futuro”.

Para além do crypto valley

A Suíça é conhecida na comunidade cripto por seu acolhedor sistema de regulamentação, com a reguladora local Finma entre as mais progressistas do mundo. Schneider-Ammann explicou as vantagens do sistema suíço ao Cointelegraph:

“O sistema jurídico suíço flexível permite que leis existentes e formuladas abstratamente sejam aplicadas a novos desafios com pouco esforço”.

A descrição realmente se parece com os objetivos publicados recentemente pelo chefe de um grande órgão regulador dos Estados Unidos. Como exemplo, Schneider-Ammann apontou o relacionamento da Suíça com as ofertas iniciais de moedas (ICOs) – um assunto polêmico em grande parte do resto do mundo. Ele explicou que a Suíça, ao emitir orientações em 2018, “se tornou uma das primeiras autoridades a formalizar esse processo”.

Mudanças recentes

Shneider-Ammann observou um grande aumento na atividades com criptomoedas desde seu mandato como presidente:

“Nos últimos seis anos, um ecossistema único de mais de 800 empresas se desenvolveu em torno do hotspot Zug na Suíça, lidando com a tecnologia Distributed Ledger Technology (DLT) ou Blockchain.”

Hitters pesados como o Facebook escolheram a Suíça como o lugar para lançar projetos de criptografia – no caso deles, Libra, para grande desgosto dos reguladores dos EUA.

LEIA MAIS

Você pode gostar...