Ex-banqueiro português investe em startup de pagamentos em criptomoedas disponível no Brasil
Ex-banqueiro português Saul Sabbá, que por 34 anos foi proprietário do Banco Máxima, criou uma startup para facilitar os pagamentos no varejo, através da plataforma Start Pay, que aceita criptomoedas.
O ex-banqueiro português Saul Sabbá, que por 34 anos foi proprietário do Banco Máxima, de Portugal, criou uma startup para facilitar os pagamentos em criptomoedas no varejo, através da plataforma Start Pay. A notícia foi publicada pela Istoé Dinheiro.
A plataforma digital Start Pay passou a aceitar seu primeiro criptoativo para pagamentos recentemente. A criptomoeda estreante é a Best Koin, criada pelos empresários portugueses Pedro Ferreira e Pedro Ribeiro para facilitar transações no varejo, com foco especial no turismo.
Segundo a matéria, Sabbá criou a startup depois de vender o banco em dezembro de 2017. Neste ano, ele lançou a plataforma Start Pay, apostando na prática de cashback, que facilita transações de pagamento e devolve de 2,5 a 3% do montante ao cliente.
Os pagamentos em Best Koin oferecem um cashback ainda maior, de 5%, e o ex-banqueiro também promete em breve adotar pagamentos em Bitcoin (BTC) e outras criptos.
A Start Pay também está disponível para o mercado brasileiro. Sabbá diz que o aplicativo permite a conversão do saldo de criptomoedas para reais, em lotéricas espalhadas em todo o Brasil, com limite de saque de R$ 1.500. Além disso, a startup é parceira da exchange Mercado Bitcoin, que é responsável pela conversão.
A plataforma ainda tem planos de oferecer um sistema de crédito, com as primeiras operações realizadas em peer-to-peer, com empréstimos entre usuários.
Já a criptomoeda Best Koin foi criada para facilitar as transações financeiras no setor de turismo, tentando lidar com a volatilidade no câmbio e tarifas bancárias de transações no exterior. A ICO com 500.000.000 unidades da criptomoeda foi realizada em abril de 2019, e o cofundador Pedro Ribeiro lembra que não necessariamente a oferta tinha objetivo de levantar recursos:
“A ICO não foi realizada para angariar recursos. Com a operação, buscamos chamar atenção do mercado para a chegada de uma nova criptomoeda, em busca de estabelecimentos que aceitem negociar a Best Koin”.
Segundo a matéria, os tokens da Best Koin não são minerados como as demais criptomoedas, mas podem ser adquiridos pela Start Pay. A criptomoeda ainda deve começar a ser listada em exchanges a partir de outubro.