Ex-clientes não conseguem afogar tristeza com fechamento do primeiro bar a aceitar Bitcoin

Um lendário bar de Berlim e hub do Bitcoin fecha as portas.

Um lendário bar e restaurante na Alemanha que teria sido o primeiro a aceitar criptomoeda como forma de pagamento fechou definitivamente.

De acordo com uma postagem no Reddit de 18 de outubro de Joerg Platzer, fundador da Room 77, a primeira empresa física a aceitar Bitcoin (BTC) não está mais recebendo clientes e fechou as portas. Em uma mensagem de despedida repleta de referências ao Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams, Platzer disse “obrigado novamente por todos os peixes e as generosas gorjetas” após mais de 15 anos no negócio ocupando “aquele pequeno estabelecimento em Kreuzberg, Berlim”.

“Nós nos divertimos muito ”, disse Platzer. “Divertir-se muito e fazer muitos amigos. Já está claro que ninguém mais vai impedir o Bitcoin. Dinheiro sólido em escala global logo tornará inviável travar guerras e criará igualdade econômica entre humanos”.

Room 77, “o restaurante do fim do capitalismo” localizado no distrito de Kreuzberg, em Berlim, Alemanha, foi supostamente o primeiro local físico do mundo a aceitar Bitcoin como forma de pagamento. Platzer afirmou ter recebido o primeiro pagamento cripto em maio de 2011 por meio litro de cerveja.

Dado que o preço médio da cerveja na Alemanha é de cerca de US$ 4,10 e o Bitcoin tinha acabado de atingir a paridade com o dólar americano naquela época, o cliente poderia facilmente pagar por sua bebida com mais de 1 BTC – agora com preço de US$ 11.432. Isso é que é uma bebida de alta qualidade.

Fonte: Room 77

Usuários do Twitter cripto rapidamente comentaram a notícia com suas histórias de peregrinação ao lendário bar Bitcoin. O Cointelegraph relatou que até mesmo o educador sobre Bitcoin Andreas Antonopoulos tinha convertido proprietários de negócios locais à criptomoeda após um encontro casual no bar.

“Uma visita a Berlim nunca estava completa sem uma parada na Room 77”, disse Eric Lombrozo, desenvolvedor do Bitcoin Core. “Este lugar sempre fará parte da história do Bitcoin.”

Phil Lucsok compartilhou memórias de sua primeira vez em que gastou criptomoedas no mundo real:

“Quando primeiro tive alguns Bitcoins, só queria gastá-los em algum lugar offline. Cheguei ao Room 77 em uma tarde de primavera de 2013 e pedi um café, pois não queria cerveja ou comida, só queria gastar um pouco de dinheiro descentralizado pela primeira vez na minha vida. ”

Platzer não forneceu um motivo específico para o fechamento, mas ex-clientes especulam que ele pode estar relacionado a restrições devido à pandemia. Na semana passada, as autoridades anunciaram um toque de recolher exigindo que os bares em Berlim fechassem entre 23h e 6h e restringissem as reuniões a não mais que 25 pessoas dentro de casa.

Embora a proibição tenha sido suspensa posteriormente, muitas empresas em todo o mundo estão experimentando uma queda na receita à medida que o turismo cai e mais pessoas ficam em casa.

“A culpa é da COVID ou da gentrificação”, disse o criptoeconomista Jon Matonis no Twitter. “De qualquer forma, este marco de Kreuzberg serviu como uma fonte de Bitcoin por mais de 10 anos, com milhares fazendo a peregrinação obrigatória.”

LEIA MAIS:

Você pode gostar...