Ex-advogado da Coinbase assume principal posição no órgão regulador dos bancos nos EUA
Apenas sete semanas após deixar a equipe jurídica da Coinbase, Brian P. Brooks assumirá o cargo no departamento bancário do Tesouro dos EUA.
Por um comunicado de 21 de maio do Escritório da Controladoria da Moeda (OCC) dos Estados Unidos, o ex-diretor jurídico da Coinbase, Brian P. Brooks, entrará como chefe do OCC em 29 de maio.
O futuro do regulador
Brooks substituirá Joseph Otting. Otting está saindo no meio do mandato, que começou no final de 2017.
Brooks deixou a Coinbase para entrar na segunda posição mais alta do OCC no meio de março. Os dois já trabalharam juntos antes, no OneWest Bank, na Califórnia.
Significado do OCC
O OCC é uma agência do Tesouro dos EUA que regula instituições bancárias e de empréstimo. A missão declarada do escritório é:
“Para garantir que bancos nacionais e associações federais de poupança operem de maneira segura, forneça acesso justo a serviços financeiros, trate os clientes de maneira justa e cumpra as leis e regulamentos aplicáveis.”
O escritório desempenha um papel importante em, por exemplo, programas federais para distribuir empréstimos e ajuda.
A experiência de Brooks em criptomoedas
O currículo de Brooks é longo, mas o fato de ele ter passado diretamente de um cargo executivo em uma importante exchange dos EUA, para chefe do escritório de regulamentação bancária do país, sugere um interesse maior em novas tecnologias dentro do setor bancário.
O anúncio da contratação pelo Tesouro destacou o trabalho de Brooks na rápida entrega do Paycheck Protection Program. Ele entrou no OCC durante a quarentena, para impedir a disseminação do COVID-19 nos EUA. Além da atenção cada vez maior que os parlamentares dos EUA estão demonstrando para digitalizar o dólar para distribuição de ajuda em meio à pandemia, o avanço de Brooks no OCC é um passo na direção da possível ajuda para as criptomoedas.
Leia mais:
- CVM lança regras para sandbox regulatório que pode permitir lançamento de tokens regulamentados no Brasil
- Investigada pelo Ministério Público, G44 diz que pagará investidores em 5 anos
- Pesquisa da Grayscale mostra correlação entre Bitcoin e ouro destacando BTC como ‘porto seguro’ para reserva financeira
- Diário de Preços de Bitcoin: Como o par REN / BTC fez eu ganhar 49% de lucro
- PwC faz parceria com a plataforma de empréstimos descentralizada para fornecer expertise em lançamento de stablecoin
- Relatório: Quase US$ 10 milhões em XRP roubado em hack no GateHub
- Secretário do Tesouro dos EUA diz que o dinheiro não é tão lavado quanto o Bitcoin