Esqueça o preço do BTC, agora é possível negociar futuros de taxas de hash de Bitcoin

A FTX estreia um produto que entrega resultados trimestrais com base na taxa de hash do Bitcoin, calculada usando a dificuldade média.

Os detentores de Bitcoin (BTC) agora têm uma nova ferramenta para alavancar o maior ecossistema em crescimento de criptomoeda à medida que dois novos mercados futuros são lançados.

Em uma postagem no blog de 15 de maio, a plataforma de derivativos FTX confirmou que lançou um produto futuro que rastreia não o preço do Bitcoin, mas a taxa de hash.

FTX assume os primeiros futuros de taxas de hash do Bitcoin

Simplesmente apelidados de “futuros de hashrate”, os contratos acompanham a dificuldade média da rede Bitcoin todos os dias do início ao fim de cada trimestre.

A dificuldade é usada, não a taxa de hash, porque, como observa a FTX, é impossível medir a taxa de hash com precisão.

“No entanto, dado que os ajustes de dificuldade tentam manter o tempo dos blocos de 10 minutos, por longos períodos de tempo, o hashrate médio será proporcional à dificuldade média”, explica o post do blog.  

Isso significa que, grosso modo, os futuros de dificuldade devem se comportar de maneira semelhante aos futuros de hashrate.

Taxa de hash refere-se ao poder de computação dedicado à rede Bitcoin em um determinado momento. Quanto mais poder de hash houver, mais forte e segura a rede.

A dificuldade de mineração é uma expressão de quão complexo é resolver equações, que validam transações de Bitcoin.

 

Bitcoin 7-day average hash rate 1-month chart

Gráfico de taxa média de hash de 7 dias do Bitcoin em 1 mês. Fonte: Blockchain

Ambos estavam pairando perto dos máximos de todos os tempos, mas a taxa de hash diminuiu após o halving desta semana. No momento desta publicação, no entanto, o produto de taxa de hash da FTX estava em alta, com os contratos do primeiro trimestre de 2021 subindo de um valor de cerca de 16 para 21,5 no dia.

Os contratos com vencimento no terceiro e quarto trimestres de 2020 aumentaram 6% e 13%, respectivamente.

O valor do contrato é calculado usando a dificuldade em um determinado dia, dividindo o número em 1 trilhão para chegar a um número de dois dígitos.

Bitfinex aproveita o aumento do valor de mercado do BTC

A FTX se une à exchange de criptomoedas Bitfinex na expansão do mercado futuro. Na semana passada, a plataforma lançou futuros relacionados ao domínio do Bitcoin versus altcoins.

Esse relacionamento também está passando por uma mudança em favor do BTC, que agora responde por 67,4% do mercado de criptomoedas, de acordo com dados do CoinMarketCap. O Bitcoin conseguiu manter pelo menos 60% de domínio desde julho do ano passado.

Ao mesmo tempo, os comentaristas observam que, citando dados, a quantidade de Bitcoin retida nas exchanges está caindo, algo que eles teorizam tende a melhorar o desempenho dos preços.

Leia mais:

Você pode gostar...