Investidores de Forex e Criptomoedas buscam emoção e status social, diz estudo da FCA

Um novo estudo encomendado pela Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido descobriu que o perfil dos traders de criptomoedas se inclina para a busca de emoções, negociando com base no “instinto”.

Traders de criptomoedas, de acordo com as descobertas de um novo estudo encomendado pela Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, são um grupo jovem e diversificado que nem sempre está equilibrado em suas escolhas de investimento.

O estudo, conduzido pela consultoria de estratégia internacional BritainThinks entre meados de agosto de 2020 e o final de janeiro de 2021, foi baseado em uma amostra de 517 “investidores autônomos”, ou seja, aqueles que tomam decisões de investimento em seu próprio nome e não buscam conselho de profissionais financeiros.

Os resultados indicam que 38% dos entrevistados não têm uma fundamentos teóricos para suas escolhas de investimento, dando prioridade a fatores emocionais, como a emoção de negociar e desfrutar de um senso de propriedade em relação às empresas em que investem, o que sustenta uma percepção status social. 

Desafio, competição e novidade, para esses investidores, eclipsam motivações mais sóbrias e de longo prazo, como colocar seu caixa para fins mais eficientes e lucrativos. Embora a maioria dos entrevistados afirme ter alta confiança e conhecimento suficiente sobre seu campo de investimento, muitos relataram não terem consciência ou acreditar nos riscos que estão cortejando. 

Mais de 40% não veem “perder algum dinheiro” como um risco potencial de investir, e uma grande maioria de 78% concordou com a afirmação “Confio em meus instintos para me dizer quando é hora de comprar e vender”. 78% também concordaram que “existem certos tipos de investimento, setores ou empresas que considero uma ‘aposta segura’”.

Além disso, descobriu-se que esse corte de investidores era mais etnicamente diversa e mais jovem, além de ter maior probabilidade de ser do sexo feminino, do que os investidores convencionais. O estudo atribui isso à maior acessibilidade oferecida por novos aplicativos de investimento, bem como anúncios nas mídias sociais e no YouTube, nos quais muitos entrevistados confiam para dicas e notícias de investimentos.

Juntamente com essa sede de novidades e desafios de investimento, no entanto, está a relativa incapacidade desses investidores de enfrentar financeiramente as perdas potenciais de investimento. 59% dos entrevistados com menos de três anos de experiência em investimentos veriam seus estilos de vida afetados fundamentalmente por uma perda significativa. Comentando sobre as conclusões do estudo, o Diretor Executivo de Consumidor e Concorrência da FCA, Sheldon Mills, disse:

“Estamos preocupados que alguns investidores estejam sendo tentados – muitas vezes por meio de anúncios online ou táticas de venda de alta pressão – a comprar produtos de alto risco que dificilmente serão adequados para eles”.

“Os investidores precisam estar atentos ao seu apetite geral pelo risco, diversificando seus investimentos e investindo apenas o dinheiro que podem perder em produtos de alto risco”, acrescentou.

Paralelamente à publicação do estudo, a FCA está lançando hoje uma campanha digital para desencorajar os prejuízos ao investimento, com uma série de perguntas pontuais destinadas a fazer com que os investidores parem para refletir antes de mergulhar de cabeça.

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