Colunista da Forbes Brasil recomenda o investimento em Bitcoin com ‘consciência dos riscos’
Uma das publicações econômicas mais renomadas do planeta, a Forbes tem voltado suas atenções para o Bitcoin e o mercado de criptomoedas.
O portal brasileiro da renomada publicação de economia e negócios Forbes publicou um artigo nesta terça-feira de um analista de investimentos que tenta responder à seguinte questão: “É o momento de investir em Bitcoin?”.
O gestor e analista de investimentos Eduardo Mira, ex-gerente do Banco do Brasil, destaca que o ciclo de alta do Bitcoin levou as pessoas a voltarem as atenções para o Bitcoin, que virou “o assunto da moda”:
Todas as vezes que o Bitcoin se movimenta, sobe ou cai, ele toma as manchetes do jornal. Há anos que isso se repete de forma cíclica. Toda vez que a moeda se valoriza principalmente, o preço sobe e as pessoas começam a falar de Bitcoin e dessa vez não é diferente. Mais uma vez temos uma grande valorização do Bitcoin e virou o assunto da moda.
A diferença para o atual ciclo de alta que levou a criptomoeda a US$ 50.000, segundo ele, é que os bancos têm tido uma visão otimista sobre a criptomoeda, além da criação de diversos fundos de investimento regulados por autarquias como a CVM e a entrada de grandes investidores institucionais, como a Tesla, que comprou na semana passada US$ 1,5 bilhão em BTC:
“Todos esses fatos tornam a moeda mais e mais conhecida e aceita, isso faz com que a expectativa por uma maior adoção da moeda possa acontecer e o futuro de uma criptomoeda vem justamente da sua aceitação. Uma moeda amplamente aceita, tende a se valorizar, porém uma moeda que não é aceita, cai em descredito.”
Mira também lembra que as criptomoedas não têm um mercado regulado no Brasil:
As criptomoedas, são um mercado não regulado no Brasil, ou seja, a CVM que é o órgão responsável pelo controle e fiscalização da renda variável, não tem nenhuma relação com o Bitcoin. Por não ser regulado, as instituições financeiras oficiais, como bancos e corretoras, não podem atuar nesse mercado e por isso você não pode comprar ou vender criptomoedas nessas instituições.
Finalmente, o colunista da Forbes Brasil reconhece que possui Bitcoin e outras criptomoedas “há alguns anos”, e aposta que o BTC deve continuar se valorizando à medida que a popularidade for aumentando. Mas ele prega cautela para responder à pergunta fundamental do artigo: se ele recomenda o investimento em Bitcoin no momento atual do mercado.
Eu tenho Bitcoin e outras criptomoedas há alguns anos e acredito que o Bitcoin deve continuar se valorizando à medida que for se popularizando, mas estou ciente que o preço dela pode cair muito caso aconteça alguma crise de confiança com a moeda, por isso recomendo o estudo da tecnologia para que cada um tenha a consciência do que está comprando e certeza de que isso faz ou não sentido pra sua carteira e dentro de um limite de risco aceitável.
Como o Cointelegraph Brasil noticiou recentemente, a Forbes tem dedicado um bom espaço ao mercado de criptomoedas. Na segunda-feira, a publicação global da Forbes listou os 10 white papers mais importantes do mercado cripto, e na semana passada a mesma publicação elencou os 11 bilionários que lucraram com a valorização do BTC.
LEIA MAIS