Após o crash da mineração cripto, o produtor de GPU Nvidia reportou a pior performance dos S&P 500
A Nvidia, produtora de GPUs sediada em Taiwan, é a pior do S&P 500 no quarto trimestre de 2018, já que as vendas de criptomoedas praticamente desapareceram.
A queda drástica na lucratividade da mineração cripto atingiu os produtores de unidade de processamento gráfico (GPU), como a Nvidia, de Taiwan. No 4º trimestre de 2018, a empresa experimentou uma venda massiva de suas ações, reduzindo o preço das ações em 54% e tornando-a a pior performance do S&P 500, informou a CNBC em 21 de dezembro.
De 2016 a setembro de 2018, o valor de mercado da Nvidia aumentou significativamente de US $ 14 bilhões para US $ 175 bilhões, à medida que a demanda por suas GPUs em inteligência artificial (IA) e mineração com criptomoedas cresceu. Em maio, a empresa informou seus lucros da mineração de criptos pela primeira vez, prevendo uma queda de dois terços nas vendas para as mineradoras no segundo trimestre.
Inicialmente, a Nvidia previu vendas insignificantes relacionadas à mineração de criptos no terceiro trimestre, enquanto o relatório trimestral de novembro revelou que as vendas de GPUs para aplicativos relacionados a blockchain haviam praticamente desaparecido. O CEO da Nvidia, Jensen Huang, disse que os resultados de curto prazo da empresa refletem o excesso de estoque no canal após o boom da criptomoeda, que será corrigido.
O desaparecimento das vendas relacionadas à criptomoedas deixou a empresa com uma “ressaca cripta”, segundo Huang. O frenesi da criptomoeda elevou os preços das GPUs da Nvidia, mas uma vez que a demanda desapareceu, os preços não diminuíram rapidamente o suficiente para atrair clientes que esperavam por cartões mais acessíveis.
Além da queda nas vendas de criptos, o segmento de data center da Nvidia não conseguiu atender às expectativas de Wall Street, embora a receita tenha crescido 58%, de acordo com a CNBC. Hoje, as ações da Nvidia caíram 4,09%, fechando em US $ 129,57.
Os estoques de chips, em geral, tiveram um desempenho ruim este ano. O PHLX Semiconductor Index, que monitora grandes fabricantes de hardware como Nvidia e Advanced Micro Systems (AMD), caiu 20,37% nos últimos três meses. O preço das ações da AMD caiu 45,42% no mesmo período.
O excesso de hardware pós-boom de mineração tem visto uma queda notável nos preços. A popular unidade de processamento gráfico (GPU) Radeon RX580 da AMD, que tem sido amplamente usada por mineradores de criptomoedas, está sendo vendida por US $ 180, uma queda de 67% em relação a um preço médio de US $ 550 em fevereiro de 2018.
A redução da rentabilidade no atual mercado de baixa fez com que algumas mineradoras deixassem o negócio. Algumas empresas de mineração na China venderam hardware datado que atingiu seu preço de parada por quilograma para mitigar suas perdas. De acordo com relatos locais, os ganhos da mineração não são mais suficientes para cobrir a eletricidade e outros custos associados.